quarta-feira, 17 de novembro de 2010

«DIA DO NÃO FUMADOR» - 17 DE NOVEMBRO


Assinala-se a 17 de Novembro uma efeméride que importa a toda a Humanidade, o «Dia Mundial do Não Fumador», nela convergindo mesmo aqueles que são fumadores, já que, directa ou indirectamente exercem os efeitos da sua nefanda acção sobre todos, transformando-os em «fumadores passivos».

Conhecidas são, com milhões de mortes pelas doenças provocadas, as terríveis consequências do tabagismo e que não obstante todas as determinações, campanhas educativas e sensibilizadoras, custos, etc. prossegue com esse cortejo terrível de tragédia, dor, sofrimento e elevados gastos aos erários público e privado.

Recordo que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial de saúde (OMS) a principal causa de morte em todo o Mundo, considerando tratar-se de «um grave problema de saúde pública, constituindo o tabaco uma terrível droga, provocando, como tal, acentuada dependência».

Reconheço, com a oportunidade plena que a comemoração deste «Dia Mundial do Não Fumador» faculta, o texto directo que a peça do dramaturgo russo Anton Tchekov, «Os malefícios do tabaco», refere.

Assume que a desabituação da nicotina é difícil, mas na defesa da saúde mental, física e económica dos fumadores e, com um significado e uma justiça social plena e destacada para os não fumadores, é preciso, cada dia com mais veemência, prosseguir a campanha educativa e sensibilizadora para se atenuar, cada vez mais, os nocivos efeitos, deste vício avassalador.

A GOVERNADORA CIVIL

ISILDA VARGES GOMES