domingo, 8 de janeiro de 2012

LOULÉ RECEBE OFICINAS DO GOSTO SLOW

Arranca no dia 12 de janeiro, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos, em Loulé, o ciclo de Oficinas do Gosto Slow, uma iniciativa do Slow Food Algarve, com apoio da Câmara Municipal de Loulé, e que irá realizar-se uma vez por mês, com doze temas diferentes, na segunda quinta-feira de cada mês, às 18h00.
Estas oficinas estão divididas em três momentos. Inicialmente existirá uma pequena conversa/dissertação sobre o tema, por um especialista, numa abordagem multicultural, explorando raízes históricas e culturais das nossas identidades gastronómicas e/ou desenvolvendo uma abordagem científica do mesmo. Segue-se uma pequena demonstração gastronómica efetuada por um Chef Slow Food e, finalmente, os participantes vão poder degustar, enquanto ouvem as elucidações e explicações dos produtores e especialistas. “Dieta Mediterrânica” é a temática desta primeira oficina que terá como convidado o Chef Augusto Lima, grande defensor dos princípios do Slow Food.
A entrada é livre. Refira-se que esta oficina terá também a colaboração do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, que já iniciou o “Programa de Educação do Gosto do Slow Food”. Promover o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta é o principal objetivo deste ciclo de oficinas. O Slow Food Algarve é uma associação sem fins lucrativos que pretende crescer através do envolvimento de produtores locais, de projetos, eventos e colaborações, da criação de hortas nas escolas e programas educativos, da organização de seminários, conferências e aulas, da partilha com outras pessoas, da alegria e do prazer que os alimentos nos proporcionam.