domingo, 8 de janeiro de 2012

AUTARQUIA INAUGUROU EB 1,2,3 DA GUIA

Equipamento acolhe 210 alunos da freguesia
Foi ao som de uma música infantil interpretada pelos alunos do 1.º ciclo da EB 1,2,3 da Guia, que o executivo e convidados foram recebidos no equipamento pela comunidade escolar. O descerrar da placa marcou a inauguração oficial da escola, em funcionamento desde o início do presente ano letivo.
A Escola Básica 1.º, 2.º e 3.º ciclo da Guia, em funcionamento desde o passado mês de setembro, foi esta quinta-feira inaugurada oficialmente pela autarquia, numa cerimónia que contou com a presença do executivo, Direção Regional de Educação, entidades civis, militares e religiosas, e comunidade escolar.
Após o descerramento da placa inaugural e bênção do equipamento por parte do pároco local, os convidados visitaram o recinto, desde o campo de jogos exterior, pavilhão desportivo, às salas de aula, refeitório, biblioteca e auditório. Foi neste último espaço que Desidério Silva se dirigiu aos presentes, salientando a importância da escola para a freguesia da Guia e para o concelho de Albufeira. “Apesar de ter sido um processo difícil e moroso, a execução desta obra afigurou-se essencial para o desenvolvimento e dinamização da Guia, conferindo melhores condições de ensino e aprendizagem à comunidade escolar”, referiu o autarca.
Os alunos residentes na freguesia deixaram, assim, de ser obrigados a deslocarem-se para a EB 2,3 Martim Fernandes, na freguesia de Albufeira, ou para outros estabelecimentos de ensino localizados em Algoz, concelho de Silves. “Acreditamos que a área da Educação é prioritária e temos trabalhado nesse sentido. Ao longo dos últimos dez anos, criámos um conjunto de equipamentos e valências que aumentaram de forma significativa a qualidade de ensino dos alunos e as condições de trabalho dos docentes e educadores”, acrescentou Desidério Silva.
Com um investimento total a rondar os 7 milhões de euros- incluindo o edifício escolar, pavilhão e acessos- a intervenção mereceu o elogio do diretor do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente: “este é o equipamento a nível do concelho que reúne as melhores condições para a educação e conforto dos nossos estudantes”, afirmou Aurélio Nascimento, reconhecendo o empenho e esforço que o atual executivo tem dedicado à questão da Educação em Albufeira.
A EB 1,2,3 da Guia veio permitir acolher mais 210 alunos (115 do 1.º ciclo e 85 do 2.º ciclo), aumentando a resposta às necessidades do concelho. Com a criação de mais cinco turmas do 1.º ciclo do ensino básico, o Município passou a ser dos poucos a nível nacional, onde a totalidade dos alunos frequenta o regime normal das 9h00 às 15h00, acabando-se assim com as aulas por turnos no primeiro ciclo.
Esta nova escola inclui, ainda, quatro turmas do 2.º ciclo, e prevê-se um aumento do número de salas para o próximo ano letivo, com extensão do ensino ao 3.º ciclo. Na totalidade, o equipamento permitirá acolher perto de 450 alunos.
“Na qualidade de representante do Ministério da Educação, sinto-me bastante orgulhoso e emocionado por presenciar esta inauguração. Os números que o Município de Albufeira apresenta em matéria de Educação fazem corar de inveja muitos dos autarcas deste país”, confessou Alberto Almeida, diretor regional de Educação.
E no que respeita a números, José Carlos Rolo, vice-presidente da autarquia albufeirense e responsável máximo pelo pelouro da Educação nos últimos dez anos, relembrou que a escola, para além de um pólo de ensino, é de toda a comunidade, que pode usufruir da biblioteca, pavilhão e do próprio estacionamento incluído na obra. “Nesta última década construímos cinco escolas de raiz, num investimento de cerca de 16 milhões de euros. A primeira e última escolas a serem construídas ao longo deste tempo – EB1 de Paderne e EB1,2,3 da Guia, respetivamente- ficaram 50 mil euros aquém do preço contratado, o que demonstra a seriedade com que trabalhamos”, revelou José Rolo, acrescentando que “foram ainda ampliadas e requalificadas todas as salas de aula do 1.º ciclo; construídas 87 salas do 1.º ciclo e 17 salas do pré-escolar; colocados 137 quadros interativos; construídas 14 bibliotecas escolares; e reforçado o apoio ao nível dos transportes e alimentação escolares.”
Para o presidente da Assembleia Municipal, “esta obra distingue o concelho pela qualidade da sua edificação, com recurso a tecnologias amigas do ambiente. A prioridade da comunidade deve ser investir na juventude e contribuir para a sua formação e é isso que tem sido feito em Albufeira”, garantiu Carlos Silva e Sousa. Refira-se que na construção do edifício escolar foram aplicadas tecnologias sustentáveis com recurso a energias renováveis, que o tornam “amigo” do ambiente. Parte do aquecimento do ar é obtido através de painéis de aquecimento solar, que permitem aumentar a temperatura interior do edifício.
O mesmo se passa com as águas. Através de um sistema de painéis coletores solares, parte das necessidades energéticas do estabelecimento escolar são asseguradas. Durante os meses de primavera e verão, a escola torna-se auto-suficiente em termos de aquecimento de água, utilizada na cozinha da escola e para os banhos no Pavilhão Desportivo. Durante o outono e inverno, o aquecimento é assegurado com recurso a duas caldeiras, mas sempre ajudadas pelo contributo dos coletores solares.
A EB 1,2,3 da Guia dispõe ainda de um sistema pioneiro, a nível do concelho, de reutilização de águas saponárias e pluviais para fins não potáveis. Depois de sujeita a um processo de tratamento, essa água é utilizada para descargas nos autoclismos das casas de banho escolares.
Ao longo de toda a fachada do edifício é também possível encontrar palas de sombreamento, com a função de reduzir ou controlar a incidência da radiação solar.