terça-feira, 4 de janeiro de 2011

No âmbito do PEPAL: PSD Algarve contra discriminação no financiamento para a Região


PSD Algarve confirmou, com indignação, que o financiamento ao abrigo da quarta edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), anunciado a semana passada pela secretaria de Estado da Administração Local, exclui o Algarve.
O PSD Algarve não entende como é que uma região, que observa uma taxa de desemprego superior à média nacional, é excluída do financiamento do PEPAL, sob o pretexto de se encontrar em "phasing-out", ou seja, com um nível de vida acima da média da União Europeia.
Simultaneamente, enquanto outras regiões do país têm direito a um co-financiamento de 70% do valor dos Estágios Profissionais do Eixo 5 — Apoio ao Empreendorismo e à Transição para a Vida Activa, do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), o Algarve é contemplado com a total ausência de co-financiamento.
Para o PSD Algarve não é de estranhar, assim, que das 2.000 vagas previstas para o PEPAL, no Algarve só tenha existido uma candidatura. Sendo que mesmo essa terá que ser integralmente suportada pela entidade que a propôs.
Esta situação já tinha sido denunciada por personalidades do PSD Algarve em meados do ano passado, sendo que a resposta do Governo foi a exclusão do financiamento para a Região.
“Como é possível que um programa que tem como objectivo a aproximação dos jovens ao mercado de trabalho exclua uma Região que apresenta um dos mais elevados índices de desemprego do país?”, questiona Luís Gomes, presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.
“Não podemos ficar indiferentes e silenciados quando voltamos a sentir que o Algarve definitivamente não faz parte das intenções deste Governo no que se refere a investimentos e financiamentos. Para além da clara indefinição nos investimentos infra-estruturais que já denunciámos agora constatamos que não há sequer vontade de tentar combater o flagelo do desemprego que assola a Região”, conclui Luís Gomes.