quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ÉPOCA BALNEAR EM ALBUFEIRA ESTENDE-SE DE MAIO A OUTUBRO

O presidente da Câmara Municipal reuniu com os concessionários das 25 praias do concelho para definir a data oficial de abertura da época balnear em Albufeira e debater outras questões relacionadas com o tema.
O Município de Albufeira, a Capitania do Porto de Portimão e a ARH – Administração da Região Hidrográfica do Algarve - reuniram, no passado dia 9 de janeiro, com os diversos concessionários que representam as praias de Albufeira. O encontro permitiu definir alguns pontos de partida para a estratégia de valorização do concelho na chamada época balnear, de onde resultou a decisão de manter a extensão do referido período.
Assim, em 2012, a Época Balnear decorrerá em Albufeira, entre 19 de maio e 21 de outubro. Desde 2009, que a autarquia prolongou a duração da sua época balnear, por considerar insuficiente para o concelho o período estipulado para a maioria dos municípios nacionais, que vai de 1 de junho a 30 de setembro. “A nossa região é diferente do resto do país, por isso temos tido a preocupação e abertura para criar períodos balneares mais alargados, conforme as necessidades dos concessionário, garantindo questões como a segurança e a vigilância”, referiu Desidério Silva.
O presidente da Autarquia assegurou ainda que, ao contrário do que está a suceder em alguns municípios do Algarve, a Câmara de Albufeira continuará a assumir os encargos associados à época extra-balnear: “Estamos disponíveis para pagar as despesas relacionadas com as análises das águas durante o período extra da duração da nossa época balnear, desde que sejamos avisados atempadamente”. Neste encontro, os mais de cinquenta concessionários expressaram as necessidades das diversas praias do concelho e apresentaram sugestões para a valorização da zona costeira de Albufeira.
O concelho dispõe de uma costa de 30 quilómetros distribuídos por 25 praias de areia fina e água cristalina. Aqui podemos encontrar algumas das mais belas praias do mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem sido defendido e preservado de forma equilibrada. A excelência das suas zonas balneares, fez de Albufeira o município com o maior número de galardões atribuídos em 2011: 20 I Bandeiras Azuis 18 I Praias com Qualidade de Ouro 13 I Praias Acessíveis 8 I Praias Saudáveis
A qualidade das águas, limpeza, segurança, acessibilidades, infraestruturas de apoio, informação e sensibilização dos utentes são aspetos tidos em conta pelo município, que ambiciona continuar a garantir o melhor período balnear do país. “7 Maravilhas: Praias de Portugal” Apostado em promover e dar ainda mais visibilidade às suas zonas balneares, o município vai candidatar quatro das suas praias ao prémio
As praias dos Arrifes e do Barranco das Belharucas concorrem pela categoria de “Praias de Arribas”. A primeira encontra-se abrigada por arribas baixas, onde se podem observar alguns algares. Já o Barranco apresenta um extenso areal com arriba contínua, alta e ravinada, transformando-se num dos locais ideais para os abelharucos, que dão o nome à praia, aí escavarem os seus ninhos durante época de reprodução. Como “Praias Urbanas”, Albufeira apresenta a praia do Peneco, pela sua beleza natural e por possuir caraterísticas incomuns, como a existência de um elevador direto para o areal. A envolvência natural do cordão dunar que protege a Lagoa dos Salgados, é a responsável pela candidatura da praia dos Salgados, na categoria de “Praias de Dunas”.