quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

“À DESCOBERTA DA PROTEÇÃO CIVIL” PERCORRE FREGUESIAS ALBUFEIRENSES

Depois de patente no Espaço Multiusos, a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos dos jardins de infância, no âmbito do projeto “À Descoberta da Proteção Civil”, encontra-se a percorrer as cinco freguesias do concelho. A aldeia de Paderne foi a primeira a receber a mostra itenerante, que se encontra exposta ao público na sede da Junta de Freguesia até ao final de fevereiro
De janeiro a outubro, os trabalhos de expressão plástica elaborados pelas crianças da educação pré-escolar vão estar em exposição nas várias freguesias do concelho. Quem não teve a oportunidade de visitar a mostra, patente no Espaço Multiusos de Albufeira durante o mês de junho de 2011, poderá fazê-lo agora, na freguesia mais próxima da sua residência.
Até ao final de fevereiro, os desenhos alusivos ao tema da proteção civil vão estar expostos ao público na Junta de Freguesia de Paderne, das 9h00 às 16h00. Nos meses de março e abril, será a freguesia de Ferreiras a acolher a mostra itenerante. Já em maio e junho, os trabalhos poderão ser contemplados na freguesia da Guia e em julho e agosto, a mostra ruma a Olhos de Água. Albufeira será a última freguesia a exibir a exposição, durante os meses de setembro e outubro.
Os locais e horários serão divulgados em data opotuna. Esta é uma iniciativa da Proteção Civil Municipal, que conta com a parceria das Juntas de Freguesia. A exposição surgiu da participação dos alunos no projeto municipal “À Descoberta da Proteção Civil”, que chegou a perto de mil estudantes. Os vários agentes da Proteção Civil (Bombeiros Voluntários, GNR, Polícia Municipal, Proteção Civil Municipal) visitaram os estabelecimentos de ensino do concelho, onde desenvolveram atividades sobre “Segurança na rua e em espaços públicos” e “Prevenção de Incêndios”.
Para além de terem participado num simulacro de incêndio na escola, adquirindo conhecimentos sobre a forma de atuar numa ocorrência semelhante, os mais pequenos foram convidados a realizar um desenho alusivo ao tema da proteção civil. Esses trabalhos estiveram expostos no EMA- Espaço Multiusos de Albufeira, de 24 a 26 de junho de 2011.
O sucesso da iniciativa levou a autarquia a apostar na sua divulgação, o intuito de dar a conhecer à população do concelho os desenhos realizados pelos mais pequenos. Os trabalhos fazem agora parte da exposição itenerante que se encontra a percorrer o concelho, desde o passado dia 5 de janeiro.