quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CANTARES DE JANEIRAS FIZERAM-SE OUVIR NOS PAÇOS DO CONCELHO

Todos os anos no início de janeiro, os Escuteiros, Ranchos e Associações locais dão vida a uma das tradições mais antigas do nosso país.
As Janeiras regressaram ao concelho, começando por visitar a Câmara Municipal para depois seguirem de porta em porta.
No passado dia 6 de janeiro, Dia de Reis, o Salão Nobre dos Paços do Município acolheu o já tradicional evento de Cantares de Janeiras, onde os vários grupos do concelho se reuniram para interpretar músicas tradicionais e desejar um próspero ano novo ao executivo.
O Agrupamento 714 do Corpo Nacional de Escutas, a ACRODA -Associação Cultural e Recreativa de Olhos de Água, a LUEL -Arte em Movimento, os Entretenga, o Coro da Câmara Municipal e o Grupo de Janeiras de Paderne “Força da Tradição” fizeram-se acompanhar de trajes de instrumentos típicos como a pandeireta, os ferrinhos, o tambor, a flauta, a viola, o cavaquinho ou o acordeão.
Como manda a tradição, no final das canções, os grupos receberam pela mão do presidente da Câmara Municipal as aguardadas Janeiras. Desidério Silva ofereceu um cabaz com produtos regionais às sete associações presentes.
Também as crianças do Jardim de Infância de Caliços, em Albufeira, visitaram os Paços do Concelho para desejar um bom ano de 2012 ao executivo.
Os alunos subiram ao palco do Salão Nobre, cada um com uma coroa de rei feita por si, e interpretaram algumas musicas infantis sobre as Janeiras.
“É importante preservar este tipo de tradições que fazem parte da nossa cultura e ensiná-las às nossas crianças para que passem de geração em geração”, destacou o presidente da autarquia Desidério Silva.