segunda-feira, 28 de novembro de 2011

PROTEÇÃO CIVIL REALIZOU AÇÃO DE FORMAÇÃO

O serviço municipal de Proteção Civil de Albufeira realizou um workshop destinado aos agentes de Proteção Civil e entidades colaborantes, sobre “Organização e Estrutura de um Posto de Comando Municipal”. O objetivo passou por consolidar estratégias e táticas de atuação perante um cenário de crise.
A fim de reforçar os laços de coordenação entre os agentes de Proteção Civil, Comissão Municipal de Proteção Civil, entidades colaborantes e Célula de Apoio Técnico Especializado da autarquia (CATES), foi realizada uma reunião de trabalho intitulada “Organização e Estrutura de um Posto de Comando Municipal”, no passado dia 23 de novembro, no Hotel Alísios.
O evento contou com a presença de 31 formandos, com destaque para os representantes locais da GNR, Autoridade Marítima, Polícia Municipal, Bombeiros Voluntários, REFER, Centro de Saúde, Saúde Pública, Segurança Social e das várias Divisões da Câmara Municipal.
O presidente do Município de Albufeira, Desidério Silva, salientou a importância deste tipo de ações na preparação de todos os intervenientes para uma situação de emergência, referindo que “o planeamento é essencial quando falamos de catástrofes, já que não as podendo prever, torna-se primordial que cada agente possa intervir da melhor forma para minimizar as consequências”. O autarca assegurou que a Proteção Civil Municipal está empenhada em aperfeiçoar métodos e sistemas para agir prontamente em caso de sismos, inundações ou outros incidentes: “Estamos situados numa zona sísmica intensa e numa cota muito baixa, o que nos expõe a certos riscos, para os quais temos que estar prevenidos. Face à importância turística do concelho que acolhe cerca de cinco milhões e meio de dormidas por ano, concentrando um excesso de carga humana durante certos períodos, obriga-nos a estar atentos e preparados para dar respostas concretas e eficazes. Quem está no terreno tem que saber o que fazer e trabalhar em conjunto pelo interesse do Município”, afirmou.
O painel de abertura, presidido por Desidério Silva, contou ainda com as intervenções de Carlos Quintino, vereador do pelouro da Proteção Civil, António Matias, auditor de Defesa Nacional, Abel Gomes, Comandante Operacional Distrital, e Carlos Leandro, administrador do Hotel Alísios.
O primeiro tema versou sobre “Sismos, tsunamis e cheias em Albufeira nos séculos passados”, tendo a apresentação ficado a cargo de Idalina Nobre, Chefe da Divisão de Cultura da Câmara Municipal de Albufeira.
Ao longo da formação, ministrada pelo comandante Abel Gomes, foram abordadas as metodologias utilizadas na organização de um posto de comando municipal e aplicado o sistema de comando operacional nos diferentes níveis de operações. Foram também consolidados os conceitos de “Estado-Maior, Comando e Comunicações” na gestão da crise, quando acionado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Albufeira (PMEPCA). Para além dos diversos painéis temáticos, o programa incluiu ainda uma visita ao veículo de Planeamento, Comando e Comunicações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).