segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ALBUFEIRA E BADAJOZ FIRMARAM PROTOCOLO

Desidério Silva marcou presença na FEHISPOR
Um ano após a estreia de Albufeira na sua promoção turística em Badajoz, os dois municípios assinaram um protocolo de colaboração. Esta parceria, fruto de um conjunto de contatos institucionais mantidos ao longo do último ano, pretende valorizar a marca “Albufeira” junto do mercado espanhol. A Câmara Municipal de Badajoz foi o palco escolhido para Desidério Silva e Miguel Celdrán Matute firmarem este acordo de cooperação.
Pelas 10h30 de ontem, Desidério Silva e Miguel Celdrán Matute, presidentes das Câmaras de Albufeira e Badajoz, respetivamente, firmaram um protocolo de colaboração, que vem reforçar os laços de amizade entre as duas cidades. O ato teve lugar na autarquia de Badajoz, na presença de diversos órgãos de comunicação social locais e regionais.
A parceria, que tem vindo a ser trabalhada durante o último ano por ambos os municípios, tem como principais áreas de cooperação o Turismo e Desenvolvimento Económico, Cultura e Património, e Desporto e Juventude. “Pretendemos partilhar experiências a diversos níveis e desenvolver projetos conjuntos que nos permitam valorizar o nosso concelho e torná-lo num dos principais destinos turísticos dos mais de 175 mil habitantes de Badajoz e de perto de 1 milhão de toda a região da Extremadura”, salientou Desidério Silva.
Entre as várias ações concertadas, destaque para a possibilidade de troca de exposições de arte, cooperação entre bibliotecas e museus municipais, intercâmbio desportivo de jovens e contatos entre clubes desportivos, bem como campanhas promocionais a desenvolver em ambas as cidades.
Ao meio dia, os dois autarcas e restante comitiva, inauguraram a FEHISPOR- Feira Hispano Portuguesa, em Badajoz, na Estremadura espanhola, onde a APAL - Turismo de Albufeira-, está representada com um stand promocional.
Desidério Silva, em entrevista às Rádios COPE -uma das principais cadeias nacionais de rádio da Espanha- e Punto -com emissão em Badajoz, Cáceres, Mérida, Jaraíz e Plasencia -referiu que “é importante captar este turismo de forte proximidade geográfica, não só para gozar férias durante o verão, mas sobretudo para aproveitar as diferentes atividades culturais, desportivas e de animação que oferecemos na época baixa, ajudando a esbater a sazonalidade”.
Esta foi a segunda participação de Albufeira na FEHISPOR, numa ação promocional desenvolvida pela APAL com o apoio do Município. Esta feira multissetorial organizada por Portugal e Espanha, é já uma referência em toda a região da Extremadura. A 22.ª edição do evento, que conta com cerca de 150 expositores e 35 mil visitantes, termina no próximo domingo, 27 de novembro.
Refira-se que Albufeira mantém protocolos de cooperação com outros municípios de Espanha, que integram as regiões de Andaluzia e Galiza. “Embora 2012 de anteveja como um ano difícil, há que continuar a valorizar o produto “Albufeira” e a criar oportunidades de negócio, apostando na promoção junto dos potenciais mercados emissores para o Algarve”, afirmou o presidente da Câmara de Albufeira.