segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FORMAÇÃO INTERNACIONAL SOBRE POLÍTICAS JUVENIS

A ECOS- Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento, está a promover a formação internacional “Together Building Spaces for Participation- Training Course for Multipliers of Co-management Structures at Local Level”, que irá decorrer em Faro entre 2 e 6 de dezembro, no IPJ, no âmbito do projeto “DYPALL- Developing Youth Participation at Local Level”.
O grande objetivo deste programa internacional é o desenvolvimento de estruturas que promovam a participação dos jovens na sociedade em prol do desenvolvimento de políticas nas suas comunidades e representa um processo coletivo que reúne mais de 10 municípios de 5 países europeus – Estónia, Itália, Polónia, Roménia e Portugal.
A atividade irá durar 5 dias, reunindo líderes juvenis, trabalhadores na área da juventude e autoridades locais para partilharem experiências e discutirem uma nova cultura de participação juvenil, especialmente no que diz respeito à tomada de decisões nas questões que dizem diretamente respeito aos interesses dos jovens. O seminário irá permitir o desenvolvimento de competências e consciencialização dos jovens líderes e autoridades locais para conseguirem alcançar um diálogo efetivo e construírem juntos plataformas como conselhos municipais de juventude e outros fóruns. O projeto DYPALL, coordenado pela associação ECOS, é suportado financeiramente pela Agência Nacional para o Programa Juventude em Ação, instrumento da União Europeia de apoio à mobilidade juvenil e formação, entre outros parceiros e patrocinadores. Esta parceria entre a Associação ECOS e o Município de Faro vem mais uma vez demonstrar a preocupação da Autarquia no desenvolvimento de políticas de juventude e na participação ativa dos jovens do Concelho.