quinta-feira, 28 de julho de 2011

O genuíno sabor da Serra do Caldeirão revelados na Feira da Serra de São Brás de Alportel

Nos próximos dias 29, 30 e 31, São Brás de Alportel volta a ser palco do tradicional festival de cores, sons e sabores da Serra do Caldeirão, na 20ª edição da Feira da Serra.

Ao fim de 2 décadas de existência, a Feira da Serra de São Brás de Alportel dedica esta edição às memórias do paladar, numa viagem através de sabores intemporais que se renovam à mesa, mas mantêm a essência de sempre… o azeite!

Fonte de saúde e bem-estar, o azeite é o convidado de honra da Feira da Serra 2011.
O novo Sítio do Azeite promete revelar as diferentes intensidades de sabor, as aplicações na gastronomia e nos produtos de saúde e beleza… E para além de provar gostos e texturas, nas Degustações de Azeite, por onde desfilam os azeites Pecoliva, Monterosa e Malhadinha Nova, pode ainda assistir a momentos de show cooking, com alguns dos melhores chef’s algarvios, no novo Palco Sabores.
Bruno Rocha, chef principal do Hotel Tivoli Victoria inaugura o Palco Sabores no dia 29, pelas 21h45 com uma degustação de azeite Pecoliva (a marca são-brasense que está neste momento a iniciar o seu desafio de exportação), seguida de um Show Cooking, especialmente pensado para a Feira da Serra. Nos dias 30 e 31, sábado e domingo, à mesma hora, 21h45, as degustações e demonstrações gastronómicas prosseguem com as participações do chef João Silva, em representação do Resort Vila Vita, apresentando o azeite Monterosa, numa demonstração de originais sobremesas com azeite e do chef Diogo Pereira, a fechar o Palco Sabores, no domingo, numa representação do Clube Praia da Oura, com mais uma original participação gastronómica, em que o conceituado azeite da Herdade da Malhadinha Nova será o protagonista principal.
A rota do paladar leva os visitantes ao Encontro de Sabores, um espaço composto por 5 restaurantes: Doce Serrano, Iguarias da Serra, Sabores do Algarve, Tasca do Zé Dias e Tasca Rasca; e ainda uma típica tasquinha à portuguesa “Calcinho Bolota”.
À mesa, o azeite surge de mansinho na açorda de galinha com grão, aromatizada com azeite, no entrecosto de porco com migas, no cozido de grão, na carne de porco frita em azeite, entre muitas outras sugestões para apreciar e saborear.
Por entre as mais diversas criações de artesanato, a Aldeia Serrana esconde um mundo de sabores típicos…os enchidos, que antigamente eram conservados em azeite, os presuntos, os queijinhos, mas também os bolinhos, os doces e os gelados, que na edição deste ano apresentam novas receitas.
Os sabores da Feira da Serra terminam na origem de todos os pratos que se querem saborosos e de qualidade, no espaço do Mercado Municipal. Em 2011, o Mercado Vai à Feira e leva os hortelãos e os produtos frescos da horta, os tomates, as batatas, os alhos, as cebolas entre um sem fim de produtos que aliados ao tempero da tradição ganham personalidade e identidade em pratos maravilhosos.