quinta-feira, 28 de julho de 2011

Biblioteca Municipal de Castro Marim mostra brinquedos de outros tempos

Consciente da importância que os brinquedos sempre desempenharam no processo educativo da criança, dado que estimulam a sua imaginação, a sua capacidade de raciocínio e a sua auto-estima, a Biblioteca Municipal de Castro Marim tem patente ao público, de 25 de Julho a 31 de Agosto, uma exposição de brinquedos antigos.

Esta colecção particular de brinquedos de lata, que pode ser visitada de 2ª a 6ª feira, no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, transporta-nos para o fantástico e maravilhoso mundo dos brinquedos, os quais têm acompanhado a vida de milhares de crianças em todo o mundo.
Bolinhas de gude foram usadas por crianças no continente africano há milhares de anos. Na Grécia Antiga e no Império Romano, brinquedos comuns eram barquinhos e espadas de madeira, entre meninos, e bonecas entre as meninas. Durante a Idade Média, os fantoches eram brinquedos muito comuns entre as crianças.
A exposição de brinquedos de outros tempos tem como objectivo popularizar o seu conhecimento entre o grande público e muito especialmente entre as jovens gerações, relembrando a todos aqueles que a visitarem, que cada brinquedo é uma nova descoberta e uma oportunidade para sonhar.