quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Portimão: “Sábados Infantis” estão de volta com música, dança e contos para os mais novos


A partir de 5 de Fevereiro e até ao final do ano
Depois da grande receptividade obtida nas duas primeiras edições, com uma média de participações na ordem das 1500 crianças, a partir de 5 de Fevereiro regressam os “Sábados Infantis”, uma iniciativa da Câmara de Portimão onde há muita música, dança e contos dedicados especialmente aos mais pequenos.

Reforçando a oferta de actividades dirigidas a bebés e crianças de tenra idade, os “Sábados Infantis” decorrem na Casa das Artes e na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes e visam despertar a criatividade e imaginação, apresentando muitas propostas, num diversificado programa que envolve pais e filhos.


A novidade deste ano é o ateliê “Dança para Miúdos”, que terão lugar a partir de 19 de Fevereiro aos terceiros sábados de cada mês (excepto em Julho e Agosto) e destinados a crianças dos 6 aos 24 meses e dos 25 aos 48 meses de idade. Sob organização da Associação Cultural Dancenema, compõem-se de exercícios de movimento corporal, através de estímulos áudio-visuais, gustativos e do estímulo do tacto/contacto, decorrendo na Casa das Artes, às 11h00 e às 12h00.
Até Dezembro, os ateliês “Música de Pais para Filhos” realizam-se no primeiro sábado de cada mês, excepto em Julho e Agosto, orientados pela Associação Música XXI e destinados a bebés dos 0 aos 24 meses. Nesta acção, que tem lugar na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, é desenvolvida através da música uma relação profunda que ajuda a transmitir emoções e fortalece a interacção entre pais e filhos, estando o primeiro ateliê agendado já para este sábado, 5 de Fevereiro, às 11h00 e às 12h00, com recurso ao acordeão.


Os ateliês “História dos Instrumentos” têm lugar no segundo sábado de cada mês, de Fevereiro a Junho e ainda em Setembro, e destinam-se a crianças entre os 3 e os 5 anos, em sessões também dinamizadas pela Associação Música XXI. Cada sessão apresenta uma história contada por um determinado instrumento e a primeira começará às 11h00 do dia 12 de Fevereiro na Casa das Artes, tendo como protagonista principal a voz.
No que diz respeito aos ateliês “Grandes e Pequenos”, da responsabilidade do Serviço Pedagógico da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, estão vocacionados para crianças dos 4 aos 10 anos, traduzindo-se em abordagens criativas de pequenas/grandes realidades, através da leitura dinamizada de contos infantis. Até Junho, sempre no terceiro sábado de cada mês, propõem-se diferentes interpretações de um conto, cuja leitura servirá como ponto de partida para a conversa com um convidado, especialista na área de interesse focada. O primeiro ateliê terá lugar no dia 19 de Fevereiro, a partir das 16h00, sendo protagonista “O Coelhinho Tremeliques”.
Quanto aos ateliês “Histórias para ouvir e contar”, têm como objectivo ler e ouvir vários contos, sendo desenvolvidos pelos Serviços Pegagógicos da Biblioteca, onde se realizam, em conjunto com os familiares das crianças a partir dos 4 anos. Realizam-se entre Fevereiro e Junho, no último sábado de cada mês, a partir das 17h00.
As inscrições para as actividades “Dança para Miúdos”, “Música de Pais para Filhos” e “História dos Instrumentos” devem ser dirigidas à Divisão de Acção Cultural da Câmara, pelo telefone 282 480 492 ou pelo e-mail - cultura@cm-portimao.pt. Informações complementares podem ser consultadas em www.cm-portimao.pt.
Existem ainda outros equipamentos municipais onde a Câmara de Portimão proporciona actividades especiais vocacionadas para as crianças, nomeadamente na Quinta Pedagógica, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão ou através dos Serviços Educativos do Museu de Portimão.