quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

LOULÉ INAUGUROU OFICINA/MUSEU DO CARNAVAL NOVAS ROTAS DOS "TUL" E REQUALIFICA PONTE




Foi inaugurada no dia da cidade (1 de Fevereiro) na Cidade de Loulé, conhecida em todo o país pelo seu corso carnavalesco, a Oficina/Museu do Carnaval.
Localizado na Zona Industrial de Loulé, este é um espaço com duas componentes distintas: a oficina de trabalho artístico e de todo o material produzido no Carnaval mas também noutros eventos que se realizam no Concelho; e uma área de exposição permanente, com elementos que marcaram a História do corso louletano ao longo de mais de 100 anos de existência.
Na primeira área, o visitante poderá assistir à execução, “ao vivo e a cores”, do trabalho dos artistas responsáveis pela criação dos carros alegóricos, cabeçudos, gigantones e de tudo o que decora a Avenida José da Costa Mealha nos dias de corso.
No espaço expositivo, várias imagens, fotografias antigas e cartazes, acompanhadas de textos explicativos, mostram um pouco da evolução do Carnaval de Loulé, desde a criação do chamado “Carnaval Civilizado”, em 1906, até aos nossos dias, com apontamentos e curiosidades sobre factos e personalidades que fizeram a História do Carnaval que conta com mais de um século.

Este espaço significou um investimento de 800 mil euros.
Quando falta pouco mais de um mês para o Carnaval, a organização do desfile já está a preparar os carros que vão animar o cortejo nos dias 6, 7 e 8 de Março. Esta Oficina/Museu será, portanto, mais um dos motivos de interesse para quem visitar Loulé nesta época.


Ponte requalificada e novas rotas dos TUL




Para além das inaugurações da Oficina/Museu do carnaval, do Cine-Teatro Louletano e da Creche da “Nova Terra”, o executivo municipal inaugurou no dia 1 de Fevereiro, data em que se assinalou o 23º Aniversário da Cidade de Loulé, mais dois investimentos – reabilitação da Ponte dos Álamos e os novos circuitos de transporte urbano em Loulé.



A obra de reabilitação e reforço estrutural da Ponte dos Álamos sobre a Ribeira do Cadoiço incidiu na intervenção na estrutura da antiga ponte e arranjos na área envolvente, num investimento que rondou os 60 mil euros.
Esta ponte localiza-se na estrada que ligava Loulé a Faro, partindo da porta sul da cidade pela actual Rua São João de Brito (antiga Rua de Faro), constituindo um elemento do património arquitectónico da cidade que a Autarquia quis também valorizar através desta intervenção.



No que diz respeito às novas rotas dos TUL – Transportes Urbanos de Loulé, os munícipes têm desde ontem um serviço mais célere no que diz respeito à oferta dos transportes públicos. São dois os percursos que fazem agora o circuito citadino: a Rota Amarela, na zona nascente da cidade, e a Rota Azul, na zona poente. A grande novidade tem a ver com a redução dos horários (20 minutos em vez de 45 minutos).