quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Exposição “Ligthness” da Designer Joana Martins no IPJ - Faro


A partir de 4 de Fevereiro, a sala de exposições da Direcção Regional do Algarve do IPJ está iluminada pela exposição “Ligthness” da Designer Joana Martins.
A reutilização das cápsulas de café no restauro e composição de estruturas de iluminação, que fazem parte do imaginário de todos nós, partindo dos clássicos lustres e chegando à iluminação contemporânea é o mote da exposição que a autora propõe que degustemos.
Na era do consumo versus ecologia, a reutilização destes pequenos, delicados e belos objectos, adquiriu para Joana Martins variados contornos e moldes até se “fazer luz” dando forma a novos objectos, exibidos nesta mostra.
Joana Cabrita Martins, actualmente a leccionar a disciplina de geometria descritiva na Escola secundária de Loulé, licenciou-se em Design.
Iniciou os estudos de Design de Equipamento, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e terminou a licenciatura, ao abrigo do programa Erasmus, em Itália, na cidade de Bolzano.
Desenvolveu estágio académico na Rebrica /Oficina ReCriativa, empresa de Eco-brinquedos, onde projectou brinquedos a partir da reutilização de materiais provenientes dos desperdícios da sociedade de consumo e onde desenhou e concretizou workshops pedagógicos relativos a esta problemática, nomeadamente no projecto Eco-Escolas.
Desde então tem vindo a desenvolver projectos pessoais na área do design e das artes em geral, tendo sido colaboradora da Bienal de 2009 da Experimenta Design de Lisboa.
A exposição “Ligthness” integra o programa de apresentação pública de uma nova associação cultural, LAMA (Laboratório de Artes e Média do Algarve), com início às 20h00, no dia 4 de Fevereiro, na Direcção Regional do Algarve do IPJ.
A exposição fica patente até dia 28 de Fevereiro e pode ser visitada todos os dias úteis, entre 9h00 e as 20h00.