quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ESCOLAS DE FARO PARTICIPAM NA RECOLHA DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS



Escola EB1 do Poço Novo; Escola EBI Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva; Escola EB 2,3 Dr. Francisco Cabrita; Jardim de Infância de Ferreiras; EB 2,3 Jacinto Correia; Escola EB1/JI nº4 de Loulé; Escola EB 2,3 Júdice Fialho; Escola EB 2,3/S de Albufeira; Escola Secundária Júlio Dantas; Colégio Bernardette Romeira; EB1 de Marim; Escola EB 2,3 Dr. António João Eusébio – Moncarapacho; EB23 Dr. Alberto Iria; Escola EB 2,3 Infante D. Fernando - Vila Nova de Cacela; Escola EB1 de Cabanas de Tavira e Escola EB1 n.º 1 de Tavira integram 3ª Edição do Projecto Geração Depositrão da ERP Portugal.
A ERP Portugal, (www.erp-portugal.pt), Entidade Gestora de Resíduos que integra a European Recycling Platform, na esteira do sucesso das duas anteriores edições do Projecto Geração Depositrão vai assinalar já no próximo dia 4 de Fevereiro, no Teatro Municipal da Guarda (Seminário Nacional Eco-Escolas 2010), a 3ª edição desta emblemática iniciativa, que este ano abrange perto de 500 escolas e cerca de 192.000 alunos em todo o país, em torno da sensibilização dos jovens em idade escolar para a importância da recolha dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e de Pilhas e Acumuladores, bem como para as boas práticas ambientais.
Apostada na construção de um futuro mais sustentável em Portugal, a ERP, que possui actualmente uma alargada rede nacional de mais de 1450 pontos de recolha de resíduos, sendo mais de 780 pontos de recolha Depositrão, introduz este ano, e pela primeira vez na Geração Depositrão, a recolha dos Resíduos de Pilhas & Acumuladores (RP&A).
As Escolas algarvias fazem parte das cerca de 500 Escolas de todo o país (Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Madeira), e dos 192 mil alunos envolvidos na edição de 2010/2011 deste projecto da ERP Portugal que, em apenas 3 anos, quadruplicou a sua abrangência.
A 3ª Edição do Projecto Geração Depositrão alarga o seu âmbito, passando a incluir, além das Escolas EB1, as Escolas Básicas do Segundo e Terceiro Ciclos (EB 2/3), as Escolas Secundárias e Profissionais que integram a rede nacional da Eco-Escolas, depois de ter recolhido durante a edição de 2009/2010 42.351kg de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, em 319 Eco-Escolas.
O Projecto Geração Depositrão 2010/2011 será apresentado no dia 5 de Fevereiro, no Teatro Municipal da Guarda, durante o Seminário Nacional das Eco-Escolas 2011, em que participarão mais de 400 professores.
O projecto GERAÇÃO DEPOSITRÃO, vocacionado para a rede nacional Eco-Escolas, tem como principal objectivo introduzir o tema dos REEE e dos RP&A no programa escolar, através de trabalhos e actividades desenvolvidos em conjunto com alunos e professores, e proceder à colocação de um Depositrão (contentor de recolha) nas escolas aderentes.
Com esta campanha a ERP Portugal visa, acima de tudo, despertar a consciência das crianças e dos jovens para a importância da reciclagem dos REEE e RP&A; associar a responsabilidade ambiental às preocupações dos cidadãos, sobretudo no que respeita a estes tipos de resíduos; aumentar os índices de recolha de REEE e de RP&A.
A ERP Portugal leva anualmente a cabo diversas acções de sensibilização dos cidadãos para as boas práticas ambientais (entre as quais se conta, entre outros, os projectos GERAÇÃO DEPOSITRÃO – junto da comunidade escolar; Portugal Depositrão – junto dos Municípios; CAMPANHA PRAIAS ERP PORTUGAL e NESTE NATAL DÊ UM PRESENTE AO AMBIENTE!), que privilegiam a comunicação com as crianças e os jovens, bem como com as comunidades envolventes.