quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Lagos vai doar viaturas a Municípios de Cabo Verde


O Município de Lagos, num esforço de racionalização e de redução dos custos de gestão e manutenção dos seus equipamentos, numa época de crise económica e financeira, decidiu desactivar e dar baixa de alguns veículos até agora utilizados na prestação de serviços à população.
Assim, e embora os veículos tenham deixado de ter utilidade para a autarquia de Lagos, alguns podem ainda satisfazer as necessidades dos municípios cabo-verdianos designadamente nas áreas da recolha de resíduos sólidos e do transporte escolar, problema reconhecidamente crónico naquele país de língua oficial portuguesa e que tem sido objecto de pedido de apoio, desde há muito tempo.
Recorde-se que Lagos mantém acordos de amizade e cooperação com Ribeira Grande de Santiago - historicamente conhecida como “Cidade Velha”, primeira cidade edificada pelos portugueses de quinhentos nas ilhas de Cabo Verde, e por isso reconhecida como património mundial pela UNESCO, e São Miguel ou Calheta, município desanexado do tristemente célebre município do Tarrafal.
Neste âmbito, foi decidido em reunião de Câmara, ontem decorrida, doar ao Município de Ribeira Grande de Santiago duas viaturas de categoria “pesado”, uma do tipo “especial para limpeza urbana” e outra do tipo “passageiros”, com lotação para 28 passageiros. O Município de São Miguel receberá uma viatura com a categoria “pesado”, tipo “especial para recolha de lixo”.
Esta doação de veículos insere-se no quadro das relações institucionais, de cooperação e amizade, existente desde 2006 entre o Município de Lagos e os referidos Municípios de Cabo Verde, a qual tem por base a partilha de uma identidade e memória histórica e patrimonial ligada à epopeia dos Descobrimentos Portugueses. Refira-se que Lagos está formalmente geminada desde 24 de Abril do ano passado com a cidade de Ribeira Grande de Santiago/Cidade Velha.