terça-feira, 19 de outubro de 2010

Visões do Sul - 2ª Mostra Internacional de Cinema de Portimão"



A segunda edição das “Visões do Sul” acontece de 26 a 31 de Outubro, no Auditório do Museu de Portimão e insere-se nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, sétimo presidente da Primeira República Portuguesa e autor de obras como "Gente Singular" (1909), "Novelas Eróticas" (1935) e "Maria Adelaide" (1938). A programação das “Visões do Sul” é inspirada nas suas viagens pelos países do Mediterrâneo e na ideia de cruzamento de culturas associada ao carácter cosmopolita da cidade de Portimão.
Durante os seis dias desta mostra serão exibidos 13 filmes (11 longas e duas curtas metragens), entre documentários e ficções, seleccionados pela Associação Zero em Comportamento, organizadora do IndieLisboa. Cada sessão será apresentada por um convidado proveniente de diversas áreas da sociedade portuguesa, e será seguida de uma conversa com o público. Neste espaço, pretende-se partilhar experiências pessoais relacionadas com a obra exibida e proporcionar um olhar sobre o cinema como espaço de reflexão.
As “Visões do Sul” tiveram a sua primeira edição em 2008. São organizadas pelo Município de Portimão/Museu de Portimão, em colaboração com a Associação Zero em Comportamento e pretendem afirmar-se como um evento de referência no panorama nacional e internacional dos festivais de cinema.