terça-feira, 19 de outubro de 2010

ALBUFEIRA ACOLHE III SEMINÁRIO IBÉRICO DE ESTACIONAMENTO



Mobilidade urbana e aposta em carros eléctricos são os destaques
Já na próxima Quarta-feira tem início o III Seminário Ibérico de Estacionamento. Durante 3 dias, empresas de referência do sector da mobilidade e os principais decisores políticos da península ibérica estarão reunidos em Albufeira para debaterem ideias e reflectirem sobre a temática.
Sob o lema “A Cidade Possível”, Albufeira vai ser palco, de 20 a 22 de Outubro, da terceira edição do Seminário Ibérico de Estacionamento, a ter lugar no CS São Rafael Suite Hotel.
Trata-se de um evento bienal, organizado pela (Associação Nacional das Empresas de Parques Estacionamento) e pela ASESGA (Asociación Española de Garajes y Aparcamientos), nesta edição com o Município de Albufeira como parceiro.
No dia 20 de Outubro, às 19h00, decorrerá a Recepção Oficial nos Paços do Concelho. A abertura oficial do Seminário e a Inauguração da Exposição está agendada para as 9h30 de dia 21. Será presidida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira e do Presidente da ANEPE e ASESGA.
O evento versará sobre a importância do estacionamento na vida das cidades, as formas de gestão e concepção de parques de estacionamento, assim como os avanços tecnológicos e os modelos de gestão integrada de estacionamentos e mobilidade.
Os “Novos desenvolvimentos da indústria automóvel”, “O automóvel e a cidade”, “Legislação e fiscalização” ou “As energias tecnológicas no estacionamento” são alguns dos painéis que compõem o Seminário. Entre os oradores estão representantes das mais prestigiadas empresas do sector, entre elas a Citroën, EDP Inovação, AIPARK, International Parking Institute, TCM Enginy, European Parking, Empark, Saba e inúmeros autarcas portugueses e espanhóis com responsabilidades na área.
Pela segunda vez em Portugal, depois da estreia em 2006 no Porto e da presença na EXPO Saragoça em 2008, este Seminário pretende chamar a atenção de todas as pessoas do sector para a realidade da mobilidade e do estacionamento em dois países - Portugal e Espanha - com características fortemente turísticas. O Vereador da Autarquia de Albufeira, Carlos Quintino, com os Pelouros da Mobilidade e Estacionamento, refere que: “é com muito gosto que Albufeira recebe a 3º edição deste Seminário, que será, sem sombra de dúvida, um palco privilegiado para troca de experiências entre municípios portugueses e espanhóis, numa temática que requer um cuidadoso planeamento e ampla discussão.”