terça-feira, 19 de outubro de 2010

LOULÉ LANÇA EDIÇÃO DA "BOLSA DE APOIO AO TEATRO"

No seguimento do que acontece desde 2007, a Câmara Municipal de Loulé lança mais uma edição da “Bolsa de Apoio ao Teatro”, com vista a apoiar os grupos de teatro do Concelho e incrementar esta arte do palco.
Esta Bolsa está aberta apenas aos grupos de teatro amador e/ou profissional sedeados no Concelho de Loulé, com personalidade jurídica. Os candidatos deverão apresentar propostas de espectáculos de teatro inéditos, ou seja, que nunca tenham sido apresentados.
Neste contexto, os grupos seleccionados serão obrigados a fazer três representações, por ocasião da VI Mostra de Teatro promovida por esta edilidade, que decorre entre Março e Abril do próximo ano.
Quanto às propostas a apresentar, em caso do projecto possuir texto, deverá, obrigatoriamente, utilizar a língua portuguesa como idioma dominante. Por outro lado, as peças de teatro deverão estar adequadas aos mais variados públicos, tendo em consideração a diversidade do Concelho, e que os palcos de apresentação dos espectáculos terão dimensões variadas.
Ao mesmo tempo nas normas da “Bolsa de Apoio ao Teatro”, são definidos os limites de duração dos espectáculos e da montagem/desmontagem dos mesmos.
Todas as propostas aceites a concurso serão avaliadas por um júri composto por uma individualidade de reconhecida idoneidade artística e por dois técnicos da Câmara Municipal de Loulé. Caberá ao júri decidir a distribuição das comparticipações, tendo em conta os seguintes critérios de avaliação: conteúdo, criatividade/originalidade, adequação aos espaços dos espectáculos e público e currículo do grupo/encenador.
A verba total a atribuir é de 25.000 euros, sendo que 7.500 euros são para aquisição de material de som e luz, 3.000 euros para aluguer de material de som e luz (para os grupos que eventualmente ainda precisem de alugar algum material) e 14. 500 euros para as produções. A todos os apurados será atribuído ainda um subsídio para despesas tidas com alimentação e deslocação.
A Câmara Municipal de Loulé não está obrigada a esgotar a verba destinada a qualquer área de comparticipação da Bolsa de Apoio ao Teatro.
Os candidatos deverão apresentar as suas propostas junto da Divisão de Cultura e História Local da Câmara Municipal de Loulé até ao dia 31 de Dezembro de 2010, ou enviadas pelo correio para a Divisão de Cultura e História Local, Rua Vice‐Almirante Cândido dos Reis, nº 36, 8100 Loulé, pelo que todas as candidaturas que dêem entrada após essa data serão excluídas.
Regulamento disponível em www.cm-loule.pt