sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Financiamento aprovado para projectos de redes de água e saneamento básico no concelho de Alcoutim


O concelho de Alcoutim viu recentemente aprovada a candidatura de quatro empreitadas de redes de água e saneamento ao Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT). O POVT integra-se no Quadro de Referência Nacional (QREN) e intervém sobretudo no reforço da conectividade internacional, melhoria de acessibilidades e mobilidade territorial, protecção e valorização do ambiente, qualificação de sistemas urbanos e estruturação de redes de infra-estruturas e equipamentos para a coesão territorial e social.
Com uma comparticipação de 1.085.167,72€, num total de 1.801.501,63 €, as quatro empreitadas referidas são a reparação e remodelação do reservatório de água de Martim Longo, a construção de condutas de abastecimento de água a Vaqueiros, a construção de condutas de abastecimento de água a Santa Justa e a construção de uma rede de água residuais domésticas em Martim Longo na E.N. 124.
A necessidade de reparação e remodelação do reservatório de água de Martim Longo deve-se à fraca capacidade de reserva do actual, com 125 m3. Assim, no âmbito da empreitada, será construído um reservatório apoiado, com 310 m3, junto ao reservatório elevado, e feita uma ligação entre os dois. O novo reservatório receberá água do sistema em “alta” das Águas do Algarve S.A., que será conduzida ao reservatório elevado através de uma estação elevatória, a construir também no âmbito desta empreitada.
As condutas de abastecimento de água à aldeia de Vaqueiros prevêem a construção de uma conduta adutora entre o reservatório apoiado a construir em Martim Longo e o reservatório apoiado já existente em Vaqueiros. Estes 7513 metros de conduta irão permitir que o abastecimento de água à aldeia passe a ser feito a partir do sistema em “alta” das Águas do Algarve, em detrimento das actuais captações subterrâneas. Futuramente, esta obra permitirá o abastecimento de água aos empreendimentos turísticos de Finca Rodilhas e Herdade das Ferreiras, previstos, respectivamente, para as freguesias de Martim Longo e Vaqueiros.
Em Santa Justa, o abastecimento de água também será feito a partir do sistema em “alta” das Águas do Algarve. À semelhança de Vaqueiros, prevê-se a construção de uma conduta adutora com 4306 metros que estabelecerá a ligação entre o reservatório apoiado a construir em Martim Longo e a localidade de Santa Justa.
A construção de uma rede de águas residuais domésticas em Martim Longo, na E.N. 124, já foi iniciada. A rede de drenagem tem uma extensão de 737 metros e a sua ligação à rede existente é feita através de uma estação elevatória e de uma conduta elevatória com 756 metros de extensão. Esta empreitada serve cerca de 20 habitantes e alguns estabelecimentos comerciais e de restauração localizados na área de intervenção.
Proporcionar um regular abastecimento de água, em quantidade e qualidade, às localidades de Vaqueiros e Santa Justa, com 89 e 87 habitantes, respectivamente, foi um dos grandes objectivos desta candidatura, a par da criação de condições para estabelecimento de actividades económicas e de uma significativa melhoria das condições de vida para todos.
O financiamento das quatro empreitadas referidas vai contribuir para um acréscimo de 0,7% no índice de cobertura em saneamento de águas residuais do concelho de Alcoutim, que ronda actualmente os 55,9%.