sexta-feira, 3 de setembro de 2010

desenvolve projecto inovador na área da preservação de florestas


No âmbito da candidatura do Município de Tavira ao programa LIFE+ Informação e Comunicação, instrumento financeiro europeu para o ambiente, foi desenvolvido o EEFOREST, um projecto que tem como principais objectivos a preservação das florestas, através da redução do número de incêndios florestais; o aumento da eficácia das campanhas de sensibilização florestal e a avaliação da eficiência das mesmas.
De uma forma mais geral, o EEFOREST pretende aumentar a eficiência das campanhas de sensibilização aplicadas a diferentes grupos-alvo, aumentando simultaneamente o conhecimento das principais funções do ecossistema florestal. O projecto será implementado na área geográfica do concelho de Tavira ao longo de 54 meses com início em 2010 terminando em 2014.
O projecto desenvolve-se em quatro fases que consistem na realização de um diagnóstico do concelho de Tavira; implementação de uma campanha de sensibilização; avaliação e teste dos diferentes produtos comunicacionais em função dos grupos alvo; e divulgação do projecto EEFOREST e dos seus resultados através da realização de um seminário internacional com a apresentação de um guia prático de apoio a entidades que realizem campanhas de sensibilização ambiental/florestal.
De forma a garantir o acompanhamento do processo, foi criada uma comissão constituída por diferentes entidades locais e regionais, que se encontram directa e indirectamente relacionadas com esta temática, fortalecendo sinergias.
O sucesso do projecto representa a concretização de um objectivo para o Município de Tavira como entidade local responsável pela qualidade de vida dos seus cidadãos, uma vez que, além de permitir a redução do número de incêndios, servirá de suporte à definição teórica de abordagens metodológicas para a realização de campanhas de sensibilização, potenciando a sua eficácia em diferentes grupos alvos e permitindo a optimização de recursos financeiros.
Para saber mais sobre este projecto inovador, consulte o sítio do projecto EEFOREST através do endereço www.eeforest.org.