sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Caravela Boa-Esperança "estrela" em filme no Festival de Veneza



A Longa-metragem “A Espada e a Rosa”, realizada por João Nicolau e parcialmente rodada no Algarve em Setembro do ano passado, é uma das seleccionadas a concurso na 67ª edição do Festival de Veneza, a decorrer até ao próximo dia 11 de Setembro na cidade italiana.
Produzida por Luis Urbano, da Som e a Fúria, a rodagem de “A Espada e a Rosa” contou com apoio logístico da Algarve Film Commission e dos Municípios de Lagos e Portimão, assim como da Região de Turismo, que facilitou a utilização da Caravela Boa-Esperança.
Esta é a segunda longa-metragem rodada no Algarve, com utilização da Caravela Boa Esperança que, em menos de um ano, é seleccionada para Festivais internacionais de primeira linha.
“A Espada e a Rosa” conta a história de Manuel, que se despede das rotinas da sua vida lisboeta e embarca numa caravela portuguesa do séc. XV governada pelas leis da pirataria. Uma traição a bordo desencadeia uma série de acontecimentos terríveis que o protagonista atravessa sem beliscar os seus princípios morais.
Trata-se da primeira longa-metragem de João Nicolau, depois de duas curtas que atingiram um sucesso notável: “Canção de Amor e Saúde” (2009), depois da sua estreia na Quinzena dos Realizadores de Cannes, foi premiado 9 vezes em festivais como Belfort, Brive, Recife e Rio de Janeiro e foi programado por mais de 20 Festivais pelo mundo fora. “Rapace”, a sua primeira curta (2006), também estreada em Cannes, foi seleccionada por mais de 60 festivais internacionais e recompensada, entre outros, em Milão, Belfort, Réus e Vila do Conde.
Depois da significativa presença em Cannes, onde estiveram cinco longas-metragens com rodagem no Algarve, a Região volta a estar presente num dos mais prestigiados de Cinema do Mundo.