sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aziza promete encantar no Auditório de Olhão


É já no próximo dia 10 de Setembro, às 21h30, que o Auditório Municipal de Olhão recebe o espectáculo de Aziza Mustafa Zadeh, a “princesa do jazz” que chega ao Algarve para um concerto único na cidade cubista.
Pianista de jazz, cantora e compositora, Aziza tem conseguido hipnotizar multidões um pouco por todo o Mundo: fez sucesso em capitais como Londres, Bruxelas, Praga, Berlim, Paria, Atenas, Roma, Istambul ou Telavive.
Natural do Azerbeijão, aonde nasceu em 1969. Começou a cantar ainda muito pequena e também com tenra idade iniciou os seus estudos de piano clássico.
Aziza define as suas performances como “meditações musicais”, muito distintas do jazz clássico por conterem improvisão mugan e canto scat – foi assim que se estreou em palco, com o pai, pioneiro do jazz-mugam, um estilo de música tradicional do seu país profundamente assente na improvisação –, técnica vocal que não recorre a palavras ou que apenas usa sílabas para acompanhar os instrumentos.
Aos 17 anos, Aziza Mustafa Zadeh ganhou a competição de piano “Thelonious Monk”, em Washington e em 1991 lançou o seu álbum de estreia “Aziza Mustafa Zadeh”. Com o segundo trabalho, “Always” (1993), ganhou um ECHO Award e um prémio de jazz da German Phono Association. Desde então lançou vários trabalhos: “Dance of Fire” (1995), “Seventh Truth” (1996), “Jazzizza” (1997, “Inspiration – Colors and Reflections (2000), “Shamans” (2020), “Constrasts” (2006) e “Constrasts II (2007). Já vendeu cerca de 15 milhões de álbuns em todo o Mundo.
Aziza, neste espectáculo incluído no programa Allgarve e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Olhão, promete encantar o público olhanense e algarvio.
Os bilhetes custam 15 euros e estão à venda em toda a rede Ticketline (Fnac, Worten, Centro Comercial Dolce Vita, El Corte Inglés, Estações CTT, Agências Abreu, Pontos Megarede e www.ticketline.pt) e no Auditório Municipal de Olhão (de 2ª a 6ª feira e dias de espectáculo, das 14h00 às 18h00. Reservas: 289710170 ou auditorio@cm-olhao.pt).