quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Andebol Feminino: TAVIRENSES, NA SEGUNDA PARTE DESEQUILIBRARAM

ANDEBOL – NACIONAL DA 1ª. DIVISÃO, JUVENIS FEMININOS VELA DE TAVIRA, 29 – LAGOA A. C., 12
Uma primeira parte equilibrada, com a equipa do Vela a não acertar na baliza e a falhar dois livres de sete metros. As Lagoenses equilibraram e ao intervalo o resultado era 11 – 9. Na segunda parte, as Tavirenses acertaram na mudança táctica e imparáveis foram somando golos, não dando hipóteses de equilíbrio, marcando dezoito golos, contra três das visitantes. Arbitragem regular.
No final do encontro, o Treinador, Miguel Dias disse-nos que a equipa não estava habituada a defender no 6 – 0 e que levou meia hora para se habituar. “Foi uma primeira parte muito mal defendida. Sofremos nove golos. Na segunda parte já conseguimos melhorar e acabamos por ganhar por uma diferença considerável. Já se fez jus à nossa equipa e o resultado é aquilo que normalmente costumamos fazer.
- Sobre as duas atletas internacionais, Mariana Faleiro e Joana Reis, qual o comentário do treinador? (ver caixa). - A Mariana é uma atleta mais velha, mais experiente que a Joana que é mais nova e ainda não está tão habituada a altas competições como a Mariana. Tem vontade de trabalhar e fazer cada vez mais. A Mariana é mais técnica, mais “brinca n’areia”. A Joana emprega mais o corpo. São duas atletas totalmente diferentes, mas com grande futuro na modalidade. FICHA DO JOGO
Pavilhão Municipal de Tavira Árbitros: Ricardo Xavier e Artur Gomes C. VELA: Beatriz Barradas, Sónia Viegas (1), Marta Faleiro (6), Mónica Romba (1), Joana Reis (5), Mariana Faleiro (6), Maria Silva (3), Rita Simão (2), Liliane Soares (2), Cláudia Rodrigues, Inês Faleiro (1), Liliana Duarte, Laura Gago (2) e Ana Sousa Treinador: Professor, Miguel Dias LAGOA: Mariana Agostinho, Carolina Vieira (1), Ana Santos (2), Catarina Nunes (2), Aurora Prata (2), Cristina Simões, Inês Pedroso (3), Rita Varela, Andreia Vieira, Raquel Brazona, Patrícia Pires e Beatriz Fernandes (2) Treinador: Fernando Fernandes Geraldo de Jesus
A INTERNACIONAL, MARIANA FALEIRO Tem dezassete anos, frequenta o 12º. na Escola Secundária Dr. Jorge Correia, em Tavira. Portanto, com a Universidade à porta. - És uma atleta de Alto rendimento. Isso vai beneficiar-te na tua carreira estudantil? - Acho que vai. - Viver na província, praticar desporto e ser atleta internacional. Quantas vezes já representaste a Selecção Nacional? O que sentes quando envergas a camisola das quinas? - Não me recordo de quantas, mas já foram muitas. Sinto-me feliz e dou o meu melhor, para ser uma boa representante do meu País, na modalidade que pratico, o andebol. - Dos países que já visitaste e do convívio com as outras atletas da selecção, que benefícios tirastes? - Conheci países onde nunca tinha ido. Aprendi também outras competitividades, defrontar atletas mais fortes. Conheci coisas novas. - Isso valoriza-te pessoalmente? - Claro. Tenho muitas e boas recordações. - O teu futuro profissional? - Penso tirar o curso de fisioterapia, mas continuar sempre a jogar. - E, como atleta? - Continuar sempre a jogar, como até aqui, enquanto poder. - Vocês são três irmãs – gémeas – a jogar na mesma equipa. Não discutem umas com as outras? - Sim. Por vezes, mas estamos sempre unidas. - Uma mensagem para os jovens? - Que tenham sempre força de vontade e quando as coisas correrem menos bem que não vão abaixo. Arranjem sempre força em qualquer lado, para vencer. G. J.
A INTERNACIONAL JOANA REIS Tem dezasseis anos, frequenta o nono ano de escolaridade. - Já pensante no que será o teu futuro profissional? - Ainda não sei. Talvez, fisioterapia. - E de atleta? - Continuar a jogar. - Para praticar desporto, é necessário fazer alguns sacrifícios. Para ti, é mais importante, treinar e jogar ou conviver com os amigos? - Basta gostar. O tempo dá para as duas coisas. - Na Selecção, como foi a tua primeira internacionalização? - Conhecia algumas jogadoras, quando fui à primeira internacionalização, já tinha ido a alguns estágios e foi fácil. - Quantas vezes já foste chamada à Selecção? - Duas. - O que sentes quando vestes a camisola do teu País? - Sinto um grande orgulho. - Da tua presença na Selecção que proveito tiraste? - Sai do meu País. Conheci novas pessoas, novos hábitos e costumes. - É importante adquirir esses conhecimentos? Costumas comentar com os teus colegas de escola? - Sim. Às vezes… - Uma mensagem para os jovens. - Que pratiquem desporto, para não se perderem… G. J.