quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Nascimento de Jesus retratado na Rota dos Presépios

O município de São Brás de Alportel convida a seguir a estrela da tradição e ingressar até dia 8 de janeiro na Rota dos Presépios, uma rota que retrata o nascimento do menino Jesus em mais de 1 dezena de presépios espalhados um pouco por todo o município.
Fruto da união e espirito de entre ajuda das comunidades surgem, em vários espaços públicos ou em locais emblemáticos do município, presépios públicos que revelam a capacidade criativa dos são-brasenses. Na edição deste ano, são 14 os presépios públicos: no Centro Museológico do Alportel; no Parque dos Poetas, no Sítio de Machados, no Jardim de Infância, no sítio do Corotelo e ainda nos sítios de Alfarrobeira da Tumba, Pera e Parises; a par dos magníficos exemplares expostos na Santa Casa da Misericórdia e Centro Infantil António Calçada, no Museu do Trajo de São Brás de Alportel, na Biblioteca Municipal Dr. Estanco Louro, na Igreja Matriz, no Quartel dos Bombeiros Voluntários e ainda na Quinta do Peral. Os presépios narram o nascimento bíblico de Jesus, com recurso a tradições ancestrais e a materiais que fazem parte da história das gentes de São Brás.
Há por cá presépios tradicionais algarvios, decorados com searinhas de várias sementes e laranjas, que trazem à memória histórias de outros tempos, recheados de saberes transmitidos de geração em geração; presépios em miniatura, que convidam a uma viagem ao passado através das profissões tradicionais e das s atividades típicas da região; presépios em tamanho real, elaborados em cortiça ou em tecido que são bem a mostra da habilidade das gentes locais; e ainda os inovadores e plenos de mensagem presépios ecológicos, que procuram sensibilizar para a reutilização de materiais, fazendo do natal uma dádiva à natureza. Histórias do passado que trazem ao presente o espirito de união entre os membros da comunidade e iluminam o natal com uma nova mensagem de esperança, paz e amor, presente na Rota dos Presépios.