quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

25% dos portugueses espera pelas promoções a seguir ao Natal

O Observador Cetelem perguntou aos consumidores portugueses se costumam esperar pelas promoções e saldos após o 25 de Dezembro para fazer algumas das suas compras de Natal. 25% afirma que sim, percentagem que chega aos 30% nos indivíduos entre os 25-34 anos e aos 33% na região norte do país. Lisboa e o sul do país são as regiões onde existe a menor percentagem de indivíduos (17% respectivamente) a afirmar que não costuma esperar pelas promoções após o Natal. Já no norte a percentagem situa-se nos 33%. O número de mulheres que prefere esperar pelos saldos é também superior à dos homens (26% vs 24%).
Na análise por faixa etária são os consumidores entre os 55 e os 65 que menos revelam intenções de comprar nas promoções de final de ano (18%). Seguidos dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos (22%), dos indivíduos entre os 35 e os 44 anos (24%) e dos consumidores entre os 45 e 54 anos (27%).
«No momento de efectuar a compra, o principal critério de escolha é a utilidade da prenda. Curiosamente, o preço é colocado em segundo lugar, mas é de notar que são cerca de 25%, os indivíduos que pretendem aguardar pelo período de promoções (a seguir ao Natal) para fazer algumas das compras de Natal. Estes dados tornam-se mais relevantes quando estamos numa altura em que os comerciantes esperam recuperar a quebra nas vendas do Natal», afirma Conceição Caldeira Silva, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal. Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 3 a 4 de Outubro de 2011. O erro máximo é de + 4,4 para um intervalo de confiança de 95%.