quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hospital Central do Algarve é prioridade para o Governo - garante Miguel Freitas


O Presidente do PS Algarve, Miguel Freitas, considera que, ao inscrever no texto do protocolo de entendimento sobre o Orçamento de Estado com o PSD “a manutenção do projecto relativo ao Hospital do Algarve, que se encontra em fase concursal”, o Governo considera este equipamento prioritário.
“A proposta apresentada pelo Governo para um entendimento sobre o Orçamento de Estado, tem um valor simbólico para o PS Algarve, já que é claríssima na defesa da concretização do projecto do Hospital Central do Algarve, o que confirma a determinação do PS nesta obra estruturante para a região nos prazos fixados, não se admitindo qualquer hipótese de reavaliação deste processo nem mesmo em sede da suspensão das parcerias público-privadas”, afirma Miguel Freitas.
O líder socialista critica assim a posição do PSD, considerando que “não bastam declarações pomposas, mas sim clareza na apresentação de propostas”, pois o que fica expresso no processo negocial sobre o Orçamento “é que o PSD fez uma investida contra as novas parcerias público-privadas, sem precisar quais necessitariam de ser ou não avaliadas, ficando-se sem a garantia de que o Hospital Central fosse para a frente”. Miguel Freitas salienta ainda que, na óptica do partido da oposição, “outras parcerias da saúde seriam sujeitas à avaliação proposta, correndo o risco de ficar pelo caminho”.
Para o líder do PS Algarve, esta questão corresponde “a mais um tabu por desvendar neste PSD de incertezas, que ninguém sabe se vai ou não viabilizar o orçamento, pois provavelmente nem mesmo o próprio partido sabe muito bem o que vai fazer”.
“Esta falta de critério por parte do PSD nas escolhas a fazer foi a razão principal do falhanço das negociações, já que se apresentou apenas com algumas ideias gerais muito pouco trabalhadas”, critica o também Deputado do PS pelo círculo de Faro.
Perante a importância deste projecto estruturante para o Algarve, Miguel Freitas sugere à estrutura regional do PSD, que reforce a sua posição junto da sua direcção nacional, na defesa da construção do Hospital Central, independentemente de haver ou não uma reavaliação das parcerias público-privadas.