quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Em VR Stº. António: ACTA apresenta "Um Homem Singular - Retratos de Manuel Teixeira Gomes"




A ACTA apresenta a peça “Um Homem Singular – Retratos de Manuel Teixeira Gomes”, com texto de Alexandre Honrado e encenação de Luís Vicente, no dia 30 de Outubro, às 21h30 no Centro Cultural António Aleixo em Vila Real de Sto. António. O espectáculo tem a duração de 1h05m, é indicado para maiores de 12 anos. O preço dos bilhetes é de €5,00 com desconto de 40% para estudantes e reformados.
Este espectáculo constitui um modesto contributo de honra à memória de Manuel Teixeira Gomes e foi construído a partir de um texto que Alexandre Honrado escreveu, a pedido da ACTA.
Cada foto “tirada” no decorrer da peça – em cada um dos tempos/cenas - traduzirá um tempo de narrativa do protagonista: da primeira infância (isto é, desde o nascimento em Vila Nova de Portimão) ao fim da vida, em Bougie, na Argélia. Em cada um desses tempos renovam-se as personagens em cena: grupos atrás de grupos que contarão pedaços de uma história que sendo a de Teixeira Gomes é a história do seu imaginário e um pouco da nossa história enquanto povo.
Uma peça de retratos para um retrato do homem... Em contracena – para um grupo de oito actores – estarão personagens da República à Palavra, de Sabina Freire a João de Deus, de Soares dos Reis, a Fialho de Almeida, Mulheres Amadas, Opositores políticos, ou Salazar.
Uma peça com a duração aproximada de sessenta minutos, ao longo dos quais revemos uma grande figura histórica – com a possibilidade simultânea de nos revermos nas emoções que nos percorrem e que por vezes insuspeitamos.
O espectáculo conta com a participação dos actores Bruno Martins, Carlos Pereira, Elisabete Martins, Glória Fernandes, Luís de A. Miranda, Pedro Mendes e Tânia Silva, da bailarina Ana Filipa Antunes e do músico José Alegre. A coreografia ficou a cargo de Evegueni Beliaev, os figurinos são de Sónia Benite e Ana Rita Fernandes a execução cenográfica é de Tó Quintas, as imagens e o vídeo de Marco Mártires, desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, sonoplastia e operação de som de Pedro Leote Mendes, produção executiva de Elisabete Martins, comunicação de Cristina Braga, secretariado de António Marques e direcção de produção de Luís Vicente.