terça-feira, 6 de abril de 2010

Tavira assinala Dia Nacional dos Moinhos


No âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, a Câmara Municipal de Tavira propõe, para dia 07 de Abril, entre as 14h30 e as 17h00, na freguesia de Santo Estêvão (ribeira da Âsseca), a actividade “Do século XVII à actualidade: as moagens dos Moinhos de Água”.

Esta acção, sob a orientação da arquitecta Marta Santos e investigação do arquivista Óscar Pinto, consiste na descoberta das estruturas moageiras, a qual visa descodificar a sua relação na paisagem, efectuar um enquadramento histórico, interpretar os sistemas construtivos, bem como revelar antigas histórias e lendas de moleiros.

O percurso proposto para a realização desta actividade possibilita, ainda, a revelação das economias de moagem do século XVII e a obra do Benemérito Manuel Nobre Canellas.

A iniciativa é parte integrante do projecto “Moinhos Abertos” da Rede Portuguesa de Moinhos, o qual conta com a colaboração da secção portuguesa da Sociedade Internacional de Molinologia (TIMS).

A autarquia disponibiliza a todos os interessados, transporte para 50 pessoas, a partir do Terminal Rodoviário. A inscrição é gratuita e obrigatória e deverá ser efectuada, através do Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira / Palácio da Galeria.