terça-feira, 6 de abril de 2010

MUNICÍPIO DE LOULÉ E ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DIREITO AO CRÉDITO CELEBRAM PROTOCOLO


No próximo dia 14 de Abril, quarta-feira, pelas 17h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tem lugar a cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé e a ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito, com vista ao apoio dos potenciais microempresários no Concelho.

Através desta parceria pretende-se divulgar e promover o Microcrédito, possibilitando a pessoas social e economicamente excluídas a sua inserção através da iniciativa económica, nomeadamente o acesso a empréstimo bancário, desde que preencham os requisitos exigidos pelo Microcrédito.

Destinado a desempregados, desocupados, trabalhadores em regime precário, pessoas com uma boa ideia de negócio e com necessidade de um pequeno financiamento, o Microcrédito é um conceito inovador criado para apoiar pessoas com dificuldades financeiras ou em exclusão. Permite que, quem queira desenvolver um negócio e tenha para isso condições e capacidades pessoais, mas não tenha acesso ao crédito junto da banca, possa contrair empréstimo para esse fim.

Para ter acesso ao Microcrédito é necessário que o preponente não tenha acesso a qualquer crédito bancário, não tenha incidentes bancários, seja empreendedor, pretenda utilizar o crédito na realização de um projecto de investimento e tenha uma ideia do negócio que pretende criar.

O montante de financiamento corresponde a um valor mínimo de 1.000 euros e um valor máximo de 10.000 euros.

No âmbito deste protocolo entre a Autarquia e a ANDC, serão criados três pontos de atendimento no Concelho: Serviços de Acção Social, em Loulé, Centro Autárquico de Quarteira e Loja do Munícipe, em Almancil.

Com o apoio dos técnicos da Câmara, será feita a sinalização e triagem de possíveis candidatos, e todo o processo com vista à criação do projecto, licenciamento da actividade e das instalações, etc..

O Município terá também a responsabilidade de divulgar junto da comunidade em geral, sobretudo de potenciais microempresários, a proposta de Microcrédito, através de diversos meios como publicações municipais, site, etc., bem como realizar acções de sensibilização/divulgação/formação dos seus técnicos, Jutas de Freguesia, Centro de Emprego, associações empresariais e colectividades sobre esta matéria.

Já a Associação terá a incumbência de disponibilizar ao Município toda a documentação e informação relevante para a dinamização da divulgação do Microcrédito, colaborar com a Autarquia em todas as iniciativas que visem a integração dos excluídos por ele indicados ou sinalizados, para acesso ao Microcrédito, e dar nota à Câmara da respectiva aprovação ou recusa dos projectos.

De acordo com aos responsáveis municipais, esta iniciativa reveste-se de grande alcance pois irá dar uma oportunidade a muitas pessoas a quem faltam oportunidades de emprego, muitas delas com grandes capacidades, ideias e iniciativa para a criação do seu próprio posto de trabalho, mas que vêem os seus projectos inviabilizados por falta de meios e condições para recorrer ao crédito. Como tal, o Microcrédito será uma oportunidade que irá facilitar a entrada na vida activa destas pessoas, e uma forma de apoiar o espírito empreendedor, sobretudo dos excluídos socialmente.