terça-feira, 6 de abril de 2010

ACTA - Espectáculo "A Cova dos Ladrões" em Albufeira




A ACTA apresenta o espectáculo “A Cova dos Ladrões” com texto de Luís Campião e encenação de Paulo Moreira, no dia 15 de Abril, no Auditório Municipal de Albufeira, às 15h30 e nos dias 16 e 17 de Abril, às 21h30. Esta produção resulta de uma parceria realizada entre a ACTA e a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, no âmbito do Curso Profissional de Artes do Espectáculo, que se concretiza no acolhimento de seis alunos que estão a estagiar na ACTA durante o período de Janeiro a Junho de 2010 e que integram o elenco deste espectáculo.

Trata-se de um espectáculo que acontece em dois planos dramatúrgicos e cenográficos. Por um lado temos o plano da família, passado dentro de casa onde podemos ver um casal que já não tem nada em comum, onde as conversas são apenas circunstanciais e onde se esconde mais do que se fala.
Por outro lado, existe o plano da rua que é povoado por jovens adolescentes que procuram encontrar a sua identidade numa vivência marginal. São jovens sem referências culturais e morais, em fase de afirmação da sua sexualidade. Usando da crueldade sem arrependimento jogam com a vida dos outros numa busca de se assumirem em relação aos colegas. O ponto de ligação entre estes dois planos, que também se encontram divididos em cena, é feito pelo Bruno, o filho mais novo do casal em ruptura e que faz parte do grupo marginal da rua.
Nas palavras do encenador pretende-se «levar à cena este(s) cru(s) retrato(s) de vida doméstica e de rua, procurando mostrar que esta família podia ser a nossa (ou a dos vizinhos do lado) e que estes jovens não são diferentes de muitos com quem nós convivemos no nosso dia-a-dia em tempo de paz”.
Se é “um texto sem esperança”, não sei. Sei que nos conduz a uma reflexão sobre a nossa sociedade (muito concretamente a portuguesa) e que essa é uma das funções que deve ter o Teatro: levar-nos a pensar sobre a nossa existência e sobre os valores que deveriam moldar os nossos actos sociais. Que possamos sair do espectáculo e dizer como um dos personagens “eu hoje já cresci muito” é o meu humilde desejo. O resto é a magia do teatro, que com pouca “tralha em palco” e muita emoção mediada por actores generosos, faz a ponte de transfiguração entre a realidade e a ficção.»

Este espectáculo conta com a participação dos actores, Bruno Martins, Elisabete Martins e Pedro Mendes e com os alunos finalistas do Curso profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, César Matoso, Ian Martins, Liliana Vidal, Renato Coimbra, Wilson Benedito e Pedro Pedras na assistência técnica. Os figurinos e a direcção de produção ficaram a cargo de Luís Vicente, a execução cenográfica é de Tó Quintas, a assistência de encenação e a produção executiva é de Elisabete Martins, com desenho e operação de Luz de Octávio Oliveira, operação de som de Pedro Leote Mendes, a comunicação e divulgação por Cristina Braga e o secretariado por António Marques.

O espectáculo tem a duração de uma hora, é indicado para maiores de 16 anos.
A entrada é gratuita.