terça-feira, 6 de abril de 2010

Portimão:TEMPO apresenta projecto “Eye – Height”



Performance, workshop e instalação

O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vai apresentar entre 8 e 17 de Abril o projecto “Eye-Height”, criado pelo músico e artista plástico Ricardo Jacinto e pela coreógrafa e bailarina Beatriz Cantinho, numa abordagem artística em que se conciliam uma performance, uma instalação e um workshop.

Na sala de exposições do TEMPO será apresentada no dia 9 de Abril, às 21h30, a performance “Eye-Height”, na qual músicos e bailarinos criam, sobre um palco instrumento, um espectáculo em que a dança, a música e as artes visuais se encontram sem dependências nem hierarquias, construindo um manto sonoro que proporciona uma experiência essencialmente sensorial e contemplativa.

Os músicos vão tocar saxofone e violoncelo enquanto os bailarinos fazem a performance em cima do palco instrumento de madeira, composto por nove módulos harmónicos sobrepostos e 384 cordas que produzem som, enquanto o público, sentado em almofadas, tem os artistas ao nível dos olhos, característica que dá o título a este projecto experimental, que teve o seu início em 2006, enquanto trabalho de pesquisa.

Idealizado pelas bailarinas Ana Gouveia, Beatriz Cantinho e Marlene Freitas e os músicos Nuno Torres e Ricardo Jacinto, “Eye-Height” passou no final de 2009 por um período de quatro semanas de residência e criação na Fábrica da Pólvora - Centro de Experimentação Artística, em Oeiras, onde decorreu a fase de montagem do palco instrumento e a sua experimentação, através do movimento explorado.

Os elementos da equipa artistica do projecto “Eye-Height” realizam nos dias 8, 9 e 10 de Abril um workshop, inserido no projecto da Oficina do Espectador do TEMPO, no qual os participantes terão uma intervenção dinâmica e imaginativa, trabalhando o som/música e o movimento/dança.

Nos dias 8 (09h30 e 14h00) e 9 de Abril (09h30), este workshop destina-se a instituições e grupos de jovens entre os 12 e os 18 anos, sujeito a marcação e com entrada livre. No dia 10 de Abril (16h00) dirige-se ao público em geral e o preço do bilhete é de 2,5 euros para os jovens entre os 12 e os 18 anos, enquanto para adultos custará 5 euros.

A partir do dia 8 e até 17 de Abril, poderá ainda ser apreciada a instalação criada por Ricardo Jacinto com base neste projecto, e que ficará patente na sala de exposições do TEMPO de terça a sábado entre as 14h00 e as 19h00 e em dias de espectáculo das 14h00 às 21h30, com entrada gratuita.

Beatriz Cantinho, natural de Portimão, desenvolve trabalho de investigação sobre a relação entre a composição coreográfica e o funcionamento dos mecanismos de percepção e construção de imagem, enquanto Ricardo Jacinto, com formação superior em arquitectura e artes plásticas, tem uma intensa actividade de colaboração com diversos artistas, arquitectos, músicos e performers.

Os bilhetes para a performance “Eye-Height” custam cinco euros e podem ser adquiridos no horário de funcionamento da bilheteira do TEMPO. Informações complementares e reservas podem ser solicitadas pelos números 282 402 475 / 961 579 917.