terça-feira, 30 de março de 2010

GNR FISCALIZA CÂES DE RAÇA PERIGOSA




A Guarda Nacional Republicana, de 26 a 29 de Março de 2010, desenvolveu, em todo o Algarve, uma operação de fiscalização de cães de raça perigosa ou potencialmente perigosa, com o fim de detectar situações ilegais, essencialmente da lei que regula a criação, detenção e reprodução deste tipo de animais.
Esta operação foi desencadeada pelos militares afectos ao Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente, com apoio de todas as outras valências da GNR.
Na operação foram empenhados 35 militares, tendo sido fiscalizados 36 canídeos de raças perigosas ou potencialmente perigosas.
Foram levantados 20 autos de contra-ordenação e apreendidos 5 canídeos, estes por falta de esterilização, tendo sido transportados para as instalações dos Canis municipais.
Dos autos de contra-ordenação levantados, as infracções mais verificadas, dizem respeito à falta de licença de detenção, falta de seguro, falta de vacinas e falta de chip.
Frequentemente são noticiadas ocorrências, algumas com registos de extrema violência ou morte, com ataques deste tipo de animais a pessoas ou a outros da mesma espécie ou espécies diferentes, pelo que se reveste de muito importante a fiscalização nesta matéria.
Ainda no dia de ontem, a Guarda Nacional Republicana, desenvolveu acções de policiamento e fiscalização em vários pontos do Algarve.
Na zona de Silves, detido cidadão brasileiro, de 30 anos de idade, pela prática do crime de condução de veículo automóvel, sem habilitação legal.
Na zona de Loulé, detido cidadão angolano, de 36 anos de idade, pela prática do crime de condução sob influência do álcool, tendo acusado a TAS de 1,90 g/l.
Na zona de Quarteira, detidos 2 cidadãos portugueses, de 48 e 49 anos de idade, ambos pela prática do crime de condução sob influência do álcool, tendo acusado as TAS de 1,33 g/l e 2,62 g/l.