terça-feira, 30 de março de 2010

“Barbershop” na Biblioteca Municipal de Olhão



“Barbershop”, o mais recente romance de Júlio Conrado é apresentado no dia 9 de Abril, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Olhão. Conheça a obra cujo espaço geográfico se divide entre Lisboa, Cascais e a Ilha da Armona.


Nascido em Olhão, mas vivendo em Cascais desde os três anos de idade, Júlio Conrado, autor de vários livros de poesia, contos, teatro, crónicas e ensaios, regressa à sua terra natal com esta 26ª. obra, apresentada pelo advogado, e também ele escritor, Fernando Cabrita.
.
Com colaboração dispersa em jornais e revistas (Jornal de Notícias, Diário de Lisboa, O Século, A Capital, Jornal de Letras, Diário Popular, Revista Colóquio de Letras, A Capital) ora como tradutor, ora como crítico literário, o autor de “Barbershop” continua a surpreender no plano literário com este seu novo romance, cujo espaço geográfico é delimitado entre Lisboa, Cascais e a ilha da Armona numa narrativa labiríntica protagonizada por uma pitoresca galeria de poetas, livreiros, críticos literários, barbeiros e viúvas, no tempo da nossa contemporaneidade.

Num estilo sugestivo, um tudo-nada sarcástico, o autor faz-nos participar, com gosto, nos quotidianos entrecruzados de F.F., o poeta taciturno eterno candidato ao Nobel da literatura; Diamantino Neto, o típico barbeiro de bairro que sonha com os louros da glória ou Rogélio Bordalo, um arrivista caçador de viúvas ricas, entre outras figuras.
Gente conformada? Sim, mas não completamente.

Dias pouco épicos, talvez felizes, os destas personagens, mas o amor, a avidez e a vingança entram também em cena, e o crime imperfeito acaba por deixar um rasto de tragédia no quintal sossegado. “Barbershop” é uma narrativa com um registo deliciosamente irónico, um romance a não perder.