sábado, 26 de novembro de 2011

"VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA AS MULHERES PRECEDE A VIOLÊNCIA FÍSICA"

Tendo em vista assinalar o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, que se celebrou no dia 25 de Novembro, Mendes Bota, presidente da Comissão para a Igualdade da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, fez uma declaração a propósito.
“Devemos lutar contra qualquer forma de violência contra as Mulheres, mesmo quando não deixa traços visíveis”, afirmou Mendes Bota (Portugal, PPE(DC), Presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, que se encontra em Edimburgo a participar numa reunião da Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, durante a qual será aprovado um relatório sobre a Violência Psicológica. “O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres é uma recordatória de quão disseminada está a violência contra as mulheres por todo o mundo. A violência psicológica não deixa sinais exteriores, apesar de as suas cicatrizes durarem mais tempo. Trata-se de um crime particularmente insidioso e disruptivo, difícil de detectar – até pelas vítimas – e difícil de provar. Provoca um enorme desgaste e é, muitas vezes, o primeiro passo na escalada da violência. Não há uma única vítima de violência física numa relação íntima, que não tenha sido primeiro uma vítima de violência psicológica.
A Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, aberta à assinatura em 11 de Maio de 2011, cobre todas as formas de violência, incluindo aquelas que não estão previstas em certos sistemas legais, tais como a violência psicológica. Providencia novas ferramentas para a erradicação deste flagelo. A Assembleia Parlamentar não poupa esforços para promover esta Convenção, e insta todos os Estados, no Conselho da Europa ou fora dele, a proceder à sua assinatura e ratificação o mais rapidamente possível. Quando a Convenção entrar em vigor, nascerá um melhor dia para milhões de vítimas de todas as formas de violência. “