sábado, 26 de novembro de 2011

Águas do Algarve recebe Menção Honrosa

Pela quinta vez a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) atribuiu os “Prémios APDA – Tubos de Ouro”, nas temáticas de “Melhor sítio na internet, e “Melhores acções de educação ambiental nas quais a Águas do Algarve SA, obteve o 1º Prémio na edição anterior de 2009.
Este ano, a Águas do Algarve obteve uma menção Honrosa na categoria Melhores Acções de Educação Ambiental. A educação ambiental é fundamental na sociedade actual, com a crise ambiental, o aquecimento global, o aumento da população mundial e outros factores intrínsecos a uma sociedade contemporânea. Educar para a sustentabilidade e cidadania é um dos desafios da educação ambiental promovida pela Águas do Algarve SA, através do desenvolvimento de acções diversas que promovam o constante diálogo com a sociedade.
Através da educação ambiental, a Águas do Algarve pretende formar cidadãos conscientes sobre os problemas do meio ambiente e muito objectivamente acerca da água para consumo humano, criando perspectivas e novas dinâmicas para uma mudança de paradigma global, através de consumidores conscientes e pró-activos.
A Águas do Algarve S.A., como entidade gestora do ciclo urbano da água no Algarve, a sua actividade depende dos recursos naturais e contribui para a sua preservação, pelo que a conservação dos recursos é também um requisito ao desenvolvimento da actividade da Empresa. Nesta conformidade, o desenvolvimento de variadas acções de Educação Ambiental, dirigidas a diferentes públicos-alvo de forma a poder abranger toda a população do Algarve, quer se trate de população residente (480 mil hab.), quer flutuante ( + de 1.500 milhões em época alta= Junho-Julho-Agosto), são uma constante.
Para apreciação no âmbito do Concurso Tubos de Ouro 2011 foram apresentadas algumas das iniciativas desenvolvidas, pela Águas do Algarve no âmbito da educação ambiental: 1. Canal Educativo da Águas do Algarve 2. Stand Gourmet da Água 3. Festival da Água - Estoi 2011 4. Viagem ao Ciclo Urbano da Água 5. Olimpíadas do Ambiente 6. Água a Seiva da Terra 7. Água da Torneira - A sua escolha 8. Águas do Algarve SA sensibiliza ciclistas para o consumo de água da torneira 9. Escolas Amigas da Água 10. Edição do Concurso de fotografia ambiental: A Água – Tesouro da Humanidade 11. Projecto Eco família-Água