quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Paços de Ferreira – Olhanense com campanha “Deixa de Fumar O céu pode esperar”

Novembro - Mês do Cancro do Pulmão Campanha “Deixa de Fumar. O céu pode esperar” marca presença no jogo Paços de Ferreira - Olhanense da 11º Jornada da Liga Zon Sagres, a realizar-se no próximo dia 27 de Novembro.
A Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, com o apoio da LIGA PORTUGAL, assinala este ano o Mês do Cancro do Pulmão (Lung Cancer Awareness Month). Novembro é o mês escolhido por muitos países para, através das suas Associações de Luta Contra o Cancro do Pulmão, reforçarem o seu papel junto da sociedade. Em Portugal, a Pulmonale assinala a data com o lançamento de uma campanha, cuja mensagem “Deixa de Fumar. O céu pode esperar” estará presente através da equipa de arbitragem presente no jogo Paços de Ferreira – Olhanense. A Pulmonale acredita que a prevenção continua a ser a melhor forma de combater o Cancro do Pulmão e é nesse sentido que aposta na mudança de mentalidades através de um trabalho de sensibilização a desenvolver junto das novas gerações. “Deixa de fumar. O céu pode esperar” é a campanha que leva a Pulmonale a marcar, este ano, o Mês do Cancro do Pulmão que é assinalado um pouco por todo o mundo.
Segundo António Araújo, Presidente da Pulmonale «é fundamental diminuir o consumo de tabaco de modo que, a médio prazo seja possível diminuir a incidência do cancro do pulmão e consequentemente a mortalidade a ele associada. Existe uma diferença, em termos de tempo, entre o consumo de tabaco e o aparecimento de cancro do pulmão. Essa diferença de tempo situa-se entre 10 a 15 anos. Portanto, vai ser precisa uma década para conseguir compreender qual é o efeito das nossas atitudes de hoje. Com esta aposta nos mais jovens a Pulmonale pretende contribuir hoje para a redução do consumo de tabaco para que, dentro de uma década, a diferença se faça notar na diminuição da incidência de cancro do pulmão». Todos os anos são diagnosticados cerca de 3500 novos casos de cancro do pulmão, sendo que 80% dos casos são resultado directo dos hábitos tabágicos que surgem cada vez mais cedo. Segundo um estudo recentemente divulgado pela Pulmonale é aos 16 anos que a maioria dos jovens começa a fumar. «É fundamental agir globalmente junto das gerações mais novas, incitando-as a encarar o tabaco como um perigo, uma droga causadora de doenças, para que amanhã se obtenham resultados visíveis na redução do Cancro do Pulmão» acrescenta António Araújo.