quarta-feira, 3 de agosto de 2011

World Press Photo regressa a Portimão com as melhores imagens do fotojornalismo mundial

Com inauguração marcada para as 21h30 de 4 de Agosto, a World Press Photo está de volta ao Museu de Portimão, apresentando a perspectiva dos melhores fotojornalistas de todo o mundo sobre os acontecimentos mais marcantes do ano passado.

foto: Martin Roemers

A imagem que mereceu o Grande Prémio foi captada pela sul-africana Joni Bieber, e apresenta o retrato de Bibi Aisha, uma jovem afegã de 18 anos a quem o marido e o sogro cortaram o nariz e as orelhas. "É uma imagem diferente, perturbadora mas linda", considera Paul Ruseler, comissário da WPP.
Com uma última edição muito marcada por imagens de guerra e desastres naturais, o responsável salienta que "estas fotografias ajudam a criar discussão e apelam à ajuda internacional, pois assim é esta arte - linda e trágica".
A esta 54ª edição do World Press Photo concorreram 5691 fotógrafos de 125 países com 108.059 fotografias, tendo sido premiadas imagens captadas por 55 profissionais de 23 nacionalidades.
Olhar apaixonado e intenso sobre o mundo de hoje, a exposição tem entrada livre e pode ser visitada até 28 de Agosto, à terça-feira das 19h30 às 23h00, e de quarta-feira a domingo das 15h00 às 23h00, numa produção da Associação Cultural Música XXI e organização da Câmara Municipal de Portimão.