quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Castelo de Alcoutim mais atrativo


Alvo de três projetos, o Castelo de Alcoutim está a sofrer alterações que visam um melhor aproveitamento do espaço e maior acessibilidade aos visitantes.

Concretizado desde o início deste ano, o projeto de construção de uma proteção nas muralhas, que custou 55.661,96 euros, tornou-as finalmente mais acessíveis aos visitantes. A autarquia instalou nas muralhas um guarda-corpos em aço inox de cor escura. Integrada na arquitetura das muralhas, a estrutura metálica permite que os visitantes possam agora a desfrutar da paisagem que a altitude das muralhas oferece sobre a vila alcouteneja e a sua vizinha, Sanlúcar de Guadiana.

A construção de um passadiço no Núcleo de Arqueologia está agora em curso, adjudicado por 88.4638,95 euros. O passadiço será composto por uma estrutura metálica (com poucos elementos verticais para não interferirem na percepção visual do visitante) com pavimentos em vidro, que permitem uma óptima visualização do espaço arqueológico.

O último projeto - substituição da cobertura e da cozinha do Castelo - já foi adjudicado, por 61.312,07 euros, e os trabalhos devem iniciar-se dentro de pouco tempo. A cozinha deverá ficar apetrechada de equipamentos que se ajustem às necessidades da Câmara Municipal de Alcoutim (eventos turísticos e culturais), valorizando a peça arqueológica (Adarve e Baluarte do Castelo). Tudo executado em madeira tratada.
O conjunto destas obras foi apoiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha em 75% do seu valor e está integrado no projeto Guaditer.