terça-feira, 30 de agosto de 2011

PINTOR MOÇAMBICANO, MALANGATANA - Homenageado em Tavira

A Associação Internacional de Paremiologia/Internacional Association of Paramilogy (AIP/IAP), realizou na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma homenagem ao pintor Moçambicano, Malangatana Valente Nowenya, tendo sido exibido o documentário sobre a sua vida “Ngwenyam o Crocodilo”, da autoria de Isabel Noronha.

Rui Soares, presidente da Associação falou sobre o evento, começando por referir que Tavira é terra de cultura, mas é preciso passar à acção e deixar de ser só um “slogan”.

“Muitas vezes não é preciso ter muito dinheiro para fazer coisas. É preciso ter um grupo em que todos trabalhem e nós temos. Devem ter lido que estaria presente o Embaixador de Moçambique em Portugal, mas por razões superiores, foi convidado pelo ministro para representar o seu País em Moçambique. Ter o Embaixador é importante, mas mais importantes são as acções que se fazem, no caso, a homenagem que pretendemos fazer ao pintor Malangatana.

É muito importante este tipo de cooperação. Malangatana foi, um dos bons embaixadores de Portugal por esse mundo fora e, acho que esta singela homenagem que a Associação, em colaboração com a Câmara Municipal está a fazer em Tavira, não é mais do que uma gota de água no oceano, nem de alguma maneira serve para honrar a memória daquele que se estivesse aqui ou se tivesse a oportunidade de estar aqui, certamente gostaria de ver as pessoas no filme que retrata a sua vida e obra.

Gostaria que nas acções futuras cada um de vós deixasse a possibilidade de transmitir a ideia de que esta Associação que está sediada em Tavira, é a única a nível mundial e que os trabalhos realizados só terão sentido, quando feitos em conjunto convosco. Sou conhecido em Tavira, pelo meu bairrismo. Gostaria de ver jovens interessados na cultura. Muitos não conhecem os provérbios portugueses quanto mais os estrangeiros e os provérbios são a nossa principal área”.


NO SALÃO JUNTA DE FREGUESIA DE SANTIAGO
- Contrastes: Homenagem ao Pintor Malangatana

Terminada a sessão na Biblioteca, os participantes visitaram a exposição de pintura de Veronique Barbier Tello “Contrastes: homenagem ao Pintor Malangatana”, patente no Salão da Junta de Freguesia de Santiago..
A artista disse-nos que sempre se conheceu a fazer desenhos mas que os não pintava. “Às vezes punha uma ou duas cores. Conheci o Malangatana no Hospital de Santa Maria, onde faço voluntariado. Ele, parece que abriu uma porta e descobri com ele a cor, a força da cor e a emoção. Comecei a colorir. Inspirei-me en África, embora não conheça. A cor é uma coisa maravilhosa, uma força muito grande. Cores fortes e vivas. Estou a ter um gozo enorme com o que estou a fazer. Comecei, só em Janeiro”.
- O porquê de ter escolhido Tavira?
- Desde a minha infância que venho passar as férias a Tavira. A minha mãe era portuguesa e o meu pai francês. Eles gostavam de Tavira e eu adoro esta cidade.

Geraldo de Jesus