terça-feira, 30 de agosto de 2011

Imóveis do centro histórico de Vila Real de Santo António vão ser transformados em hotéis de charme

Medida permite criar alojamento de qualidade em edifícios de matriz pombalina e alia recuperação do património da cidade ao turismo cultural.

A empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana – SGU, SA já lançou o concurso público para a reabilitação e exploração de oito imóveis detidos pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela própria SGU, situados no centro histórico da cidade.

A medida resulta de um contrato programa assinado entre a autarquia e a SGU que tem como meta a reabilitação, exploração e manutenção dos edifícios e a sua transformação hotéis de charme.
Os oito imóveis estão localizados nalgumas das mais emblemáticas artérias do concelho, como é o caso da Praça Marquês de Pombal ou a Rua 1.º de Maio.
Da lista fazem parte a antiga sede da Caixa Geral de Depósitos, em pleno coração da Baixa pombalina, ou o edifício de serviços da SGU. A estes itens será adicionado o prédio da antiga alfândega, situado frente ao Rio Guadiana, que será alvo de um concurso público individual, a lançar dentro de dias.
Depois de recuperadas, as unidades irão formar um resort turístico a céu aberto, alicerçado na história de Vila Real de Santo António, criando um novo segmento turístico baseado na preservação do património e no turismo cultural.
A exploração conjunta dos imóveis deverá permitir a criação de um hotel, apartamentos de charme e de um hotel design.
O concurso público lançado tem a forma de procedimento por negociação, cujo objecto será a concessão de obras públicas, adquirindo o adjudicatário, em contrapartida, o direito de proceder à exploração dos prédios através da oferta de alojamento, durante o período estipulado em contrato.
Os edifícios serão concessionados por um período de 25 anos, durante os quais será garantida a sua manutenção por parte dos privados. Por sua vez, o contrato celebrado entre a autarquia e a SGU vigora por 30 anos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes, o lançamento deste concurso prova que a autarquia «está a apostar na valorização do património urbanístico» e, simultaneamente, «a promover a criação de emprego e a notoriedade do concelho enquanto destino turístico».
Na mesma linha, o edil destacou a importância de interligar as «vertentes económicas e culturais» num só projecto, mostrando que Vila Real possui «um dos centros históricos mais privilegiados de todo o Algarve». «Estamos a falar da diferenciação do destino, inclusive a nível internacional», notou.
«Mesmo numa altura de contenção económica e financeira, este é um sinal de que podem ser criados investimentos através de parcerias e cumpridas as linhas eleitorais a que nos propusemos», sintetizou Luís Gomes.
O Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na actualidade, um bom exemplo da arquitectura e do urbanismo do século XVIII – trata-se de uma cidade fábrica, fundada nos ideais iluministas –, cuja importância está identificada e preservada no Plano de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA.