domingo, 21 de agosto de 2011

Na Casa das Artes de Tavira: "Arquivo de Babel",

Conferência de Renato Roque sobre o seu projeto fotográfico "Espelhos Matriciais", que foi realizado no contexto de uma tese de mestrado na FEUP
O projecto foi construído a partir de 439 retratos de homens e mulheres, usando ferramentas matemáticas que permitem calcular componentes fundamentais que podem ser usados para construir qualquer retrato humano.

Os resultados do projecto sugerem que, tal como é possível redigir todos os poemas escritos ou por escrever, usando apenas as 23 letras do alfabeto e alguns sinais ortográficos, parece ser possível construir ferramentas para compor o retrato de todos os homens e de todas a mulheres com base num pequeno conjunto de componentes estatísticos. Uma espécie de "arquivo de Babel" dos retratos passados, presentes e futuros de toda a humanidade.
O projecto Arquivo de Babel faz parte da exposição J'aime la différence, que pode ser vista na Casa das Artes de Tavira até dia 10 de Setembro de 2011, no âmbito do movimento cívico Tavira Ilimitada contra o racismo e a xenofobia.