domingo, 21 de agosto de 2011

Faltam 90 dias para o Dia Nacional de Prevenção da Morte Súbita

Faltam menos de três meses para o reconhecimento oficial do dia 12 de Novembro como o Dia Nacional de Prevenção da Morte Súbita. Cerca de 1.500 portugueses já assinaram a petição que propõe o reconhecimento da data.
A petição pretende alertar a população para a importância do diagnóstico precoce das arritmias cardíacas, e pode ser assinada nas folhas impressas que estão a circular pelos hospitais mas também pode ser consultada em www.dianacionalmortesubita.com.

Segundo Carlos Morais, presidente da Associação Bate, Bate Coração, “é urgente a criação de um Dia Nacional de Prevenção da Morte Súbita e o desenvolvimento de acções de consciencialização e informação que conduzam ao desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção”.
“Com esta petição pretendemos sensibilizar as entidades públicas para a urgência de uma maior atenção às arritmias cardíacas que, se detectadas precocemente permitem uma economia de gastos com saúde, nos internamentos, medicamentos e dias de trabalho, e sensibilizar também a classe médica, em particular o médico de família, para a importância da medição do ritmo cardíaco através da pulsação”, sustenta Carlos Morais.
Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais, quando não tratada. Como muitas vezes as arritmias não provocam sintomas, grande parte da população desconhece os seus riscos. A falta de informação é um dos principais factores que pode levar à morte inesperada, repentina e não acidental, conhecida como morte súbita.