domingo, 21 de agosto de 2011

ESPAÇOS GRAFFITI ALARGADOS A ALMANCIL

Depois de Quarteira e Loulé, é a vez da freguesia de Almancil, particularmente o Sítio do Esteval, receber também Espaços Graffiti, ao abrigo de um protocolo que a Câmara Municipal de Loulé irá assinar com o Grupo Esteval.
No âmbito desta parceria, o Grupo propõe-se a promover a arte mural como forma de arte expressiva, estimular o interesse pela criação artística, incentivar o espírito de entreajuda responsável e consciente, contribuindo assim para a recuperação de espaços inutilizados ou degradados, que através da arte mural possam ser requalificados e dar cor à cidade.

Ao mesmo tempo, esta será uma forma de incentivar e apoiar outros jovens na prática pela arte mural, de forma correcta, sem cometerem actos de vandalismo ou de degradação do património público e/ou privado.
Para poderem utilizar estes espaços, a Autarquia emitirá cartões de identificação aos elementos do grupo, dando-lhes acesso a estas áreas, que também estarão devidamente assinaladas com placas. Futuramente poderão ser definidos novos espaços para serem utilizados.
O grupo não está autorizado a efectuar quaisquer alterações estruturais nos espaços abrangidos pelo presente protocolo e assume total responsabilidade pelos conteúdos expostos, que serão exclusivamente artísticos, não sendo permitidos conteúdos moral ou socialmente incorrectos-
Esta iniciativa insere-se no projecto “Mancha Branca”, que arrancou em Junho de 2010, com o objectivo de contribuir para a melhoria da imagem das localidades, através da pintura de espaços públicos, sobretudo edifícios degradados ou vandalizados, bem como remoção dos graffitis que aí existem.
Refira-se que a Autarquia de Loulé celebrou anteriormente protocolos com o Grupo Policromia e os “Union Point Kru”, tendo em vista a criação de Espaços Graffiti em Quarteira e Loulé, respectivamente.