sábado, 27 de agosto de 2011

Manta Rota revive a tradição do «banho santo»

As tradicionais festas do São João da Degola começaram ontem e estendem-se até à próxima segunda-feira. Todos os dias, haverá animação, a partir das 21h30, junto ao Centro de Artes e Ofícios da Manta Rota. O ponto alto acontece no dia 29, segunda-feira, às 11h00, com o famoso «banho santo», na praia da Manta Rota.

O afamado banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de Agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado.

Em anos idos, este era o dia em que as gentes oriundas da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhados dos seus animais de carga, para «dar banho».

Para não deixar morrer a tradição, a associação «A Manta» continua a fazer a recriação histórica do evento, em pleno areal, atraindo centenas de curiosos para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

Este sábado, o programa das festas integra o Festival de Folclore da Praia da Manta Rota.

Amanhã, dia 28, há canções ao desafio, cuja apresentação está a cargo da dupla de músicos Miguel Ângelo e Miguel Gameiro.

No dia 29, o cartaz encerra com um baile musical com o grupo César e Sérgio.

As festas em Honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta», com o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades locais.