sábado, 27 de agosto de 2011

Duas semanas de aventura solidária a favor do Hospital de São João terminam em Vila Real de Santo António

Depois de ter percorrido quase 1700 quilómetros em bicicleta, José Figueiredo chegou esta sexta-feira a Vila Real de Santo António, às 10h30 em ponto, terminando assim a jornada voluntária que pretendeu angariar verbas para construção de uma nova ala pediátrica no Hospital de São João, no Porto.

A pedalada iniciou-se em Caminha, a 13 de Agosto, e terminou hoje frente à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, onde o ciclista foi recebido pelo presidente da autarquia Luís Gomes, pela Dra. Maria Barroso, membro da Comissão de Honra do projecto «Um lugar pró Joãozinho» e pela Dra. Margarida Damasceno, membro do conselho de administração do Centro Hospitalar de São João.

A iniciativa «Um lugar pró Joãozinho» tem como missão construir a nova ala pediátrica do São João – orçamentada em cerca de 15 milhões de euros – unicamente através do financiamento de empresas privadas e das suas políticas de responsabilidade civil. Foi lançada em 2009, por ocasião das comemorações do 50.º aniversário do hospital.

Durante o percurso, realizado junto à costa, José Figueiredo assumiu a tarefa de divulgar a causa da unidade hospitalar e de distribuir os muitos panfletos informativos que levou sobre rodas. A autarquia vilarrealense associou-se à ideia e organizou a recepção do ciclista, assinalando o último trajecto percorrido entre Tavira e VRSA.
Toda a viagem foi feita durante as férias deste utente do São João, como forma de agradecimento dos cuidados de saúde que aí lhe têm sido prestados, no âmbito de uma doença degenerativa. Esta é, contudo, a segunda vez que repete uma pedalada benemérita: no ano passado desempenhou outra jornada a favor de uma jovem com problemas de saúde.
«Mais do que angariar dinheiro, quis mostrar a todos com quem me cruzei a importância desta causa nobre do Hospital de São João. Foi bom ver, ao longo destes dias, as muitas pessoas que paravam os automóveis na estrada e chamavam pelo meu nome», relatou José Figueiredo à chegada à autarquia.
Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António Luís Gomes «esta missão deve ser olhada como um «exemplo». «Em momentos de crise, as iniciativas sociais ganham mais relevo, já que constitui um desafio maior partilhar com os outros aquilo que temos».
Durante a recepção, no salão nobre da autarquia, Luís Gomes destacou também «o papel de excelência» do Hospital de São João, notando que a missão solidária de José Figueiredo só foi possível graças aos bons cuidados de saúde que lhe foram prestados durante a sua permanência no hospital. Ao mesmo tempo, lembrou as políticas sociais da Câmara, na área da saúde.
Na cerimónia de boas vindas usou igualmente da palavra a membro do membro da Comissão de Honra do projecto «Um lugar para o Joãozinho» Dra. Maria Barroso, notando que a acção do ciclista «revela uma grande solidariedade pelas pessoas que sofrem». «Como cidadã, estou orgulhosa por ver que, na actualidade, ainda há valores altruístas que podem e devem ser demonstrados pelos meios de comunicação social», disse.
Da parte do conselho de administração do Hospital de São João, a Dra. Margarida Damasceno frisou que esta divulgação do projecto, ao longo de duas semanas, por todo o país, aumentou a sua notoriedade e deverá traduzir-se em apoios concretos.

Sobre o projecto «Um lugar para o Joãozinho»
Sob o lema «construir o melhor hospital pediátrico do mundo», a missão «Um lugar para o Joãozinho» apela ao contributo de pessoas de nome individual ou colectivo para que a nova ala pediátrica do São João possa ser feita a custo zero. Os donativos podem ser feitos através de transferência bancária ou na página online www.ojoaozinho.com.
O Joãozinho foi a mascote encontrada para dar nome à causa e pretende ser uma figura com a qual as crianças se identificam.
A nova ala pediátrica do São João terá escola integrada e creche, bem como um espaço Ciência Viva. Neste momento, a base do edifício (urgência e cuidados intensivos da pediatria) já se encontra construída.
Fazem parte da Comissão de Honra do projecto «Um lugar para o Joãozinho» a primeira-dama Dra. Maria Cavaco Silva, as ex-primeiras damas Dra. Maria Barroso e Dra. Manuela Eanes e a duquesa de Bragança Isabel Herédia. O ex-guarda redes Vítor Baía foi outra das figuras públicas que se juntou à causa, dando rosto à publicidade institucional da campanha.