sexta-feira, 24 de junho de 2011

VI Demonstração Gastronómica traz ao Mercado Municipal de S.B. de Alportel “il vero sapore de Italia”

Desde Itália, o país onde nasceu o movimento “slowfood”, para defender a tradição da boa mesa, em contraponto com o avanço do “Fast food” chegam a São Brás de Alportel os tentadores sabores da cozinha italiana, pela mão experiente do Chef Luis Reis.
A VI Demonstração Gastronómica tem ponto de encontro no Mercado Municipal de São Brás de Alportel, no próximo sábado, dia 25, entre as 10h30 e as 12h00, para revelar os segredos da cozinha italiana, numa saborosa ponte entre Portugal e Itália, através da dieta mediterrânica, um dos regimes alimentares mais saudáveis do mundo!

Do gaspacho à “brushetta”, não falta a pasta e a saborosa “pannacotta” de sobremesa… numa proposta colorida, saborosa e muito económica com a qual Luís Reis promete surpreender.
Luís Reis estudou na Escola de Hotelaria de Faro e no seu percurso conta com diversas experiências profissionais na Suíça, mas é a cozinha italiana que o traz cativo desde há largos anos. Actualmente, é Chef do Restaurante Italiano Trattoria Oliveira na Quinta do Paraíso em Carvoeiro – Lagoa.
Para além de aprender a confeccionar a receita apresentada pelo Chef Luis Reis, vai poder conhecer mais acerca do movimento “slowfood”, desenvolvido em Itália desde 1986, através de uma participação da Delegação do movimento no Algarve.
O Movimento Slowfood surgiu com o objectivo de proteger as identidades culturais associadas às tradições alimentares e gastronómicas, bem como promover a apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente.
“O Slow Food é uma filosofia de vida. É apreciar o que se come, e você é aquilo que come.”
“Não se pode fazer um ranking da qualidade da comida, seja italiana, francesa, ou de outro lugar qualquer. Cada país tem o seu património culinário, que deve ser respeitado como parte do acervo da humanidade. As receitas são a expressão da cultura de um povo, constituem sua identidade.

Carlo Petrini, fundador do movimento Slow food