domingo, 20 de fevereiro de 2011

Apesar da falta de apoios: ALBUFEIRA CONTINUA A APOSTAR NO CROSS INTERNACIONAL DAS AMENDOEIRAS EM FLOR


O EDIL DESIDÉRIO SILVA NÃO DESARMA NA PROMOÇÃO DE ALBUFEIRA E, CONSEQUENTEMENTE, DO ALGARVE - DENTRO E FORAM DE PORTAS...

A prova internacional mais antiga em Portugal na modalidade de "cross" continua a disputar-se em Albufeira, na Pista das Açoteias. No dia 6 de Março, pelas 10h00, são esperados milhares de amantes do atletismo para verem diversos atletas de nível internacional disputarem o 34º. Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, como Kiprono Menjo, vencedor da prova em 2008/2009, Yousef El Kalai, medalha de bronze no Campeonato da Europa, ou Dulce Félix, vencedora do Cross em 2010 e medalha de bronze no Campeonado da Europa, bem como a algarvia Ana Dias, 10ª. no Campeonato da Europa, em Albufeira.
Apesar da redução drástica do orçamento (esta edição custará 38 mil euros - 30 mil pagos por Albufeira e 8 mil pelo IDP) em relação ás duas edições anteriores, cabendo à autarquia albufeirense a fatia de "leão" nos apoios financeiros e logísticos, o Cross Internacional das Amendoeiras em Flor "continua a desempenhar um papel muito importante no contexto da promoção do desporto, nomeadamente no atletismo", salientou o edil Desidério Silva, que, no entanto, não deixou de "lamentar", criticando, "a falta de apoios de outras entidades", especialmente as que estão ligadas ao Turismo, até "para promoção do Algarve além fronteiras".

NA MESA DE HONRA (da drt. para esq.) PRESIDENTES DA AAA E CM DE ALBUFEIRA, REPRESENTANTE DO IDP E PRESIDENTE DA AM DE ALBUFEIRA
Criticas e polémicas à parte, o presidente da Associação de Atletismo do Algarve (AAA), Paulo Castro, destacou que "a pista das Açoteias", nos Olhos de Água, em Albufeira, "volta a ser o centro das atenções do atletismo português e internacional, começando as emoções do atletismo entre os mais jovens logo no dia 2 de Março, pelas 10h00, com a disputa do Corta Mato Regional Escolar", onde se espera a presença de várias centenas de jovenas atletas".
Assim, com a 34ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor, Albufeira volta a receber a competição mais importante do atletismo algarvio e português, com grande destaque internacional nesta época do ano, motivo suficiente para o edil Desidério Silva, mais uma vez em jeito de recado, recordar a "necessidade de se continuar a promover a realização de grandes iniciativas e eventos no Algarve, até para minimizar os custos da sazonalidade na região, especialmente nestes tempos de maior crise", onde o Algarve, recordemos, lidera os númneros do desemprego no País.
Alinhando pelo mesmo diapazão do autarca albufeirense, o timoneiro da AAA admitiu na conferência de imprensa de apresentação do 34º. Cross que, apesar do orçamento deste ano ser ainda mais baixo do que em 2010, "é possível promover uma prova de qualidade", garantindo várias presenças de atletas com importantes marcas mundiais e olímpicas.

A VEREAÇÃO ALBUFEIRENSE NÃO FALTOU À APRESENTAÇÃO DO ENVENTO
No entanto, o 34º. Cross Internacional das Amendoeiras em Flor não se resume às provas do Cross masculino e feminino. Além da prova do Corta Mato Regional Escolar, dia 2 de Março, ás 10h00, no dia 6, antes da prova raínha, a partir das 10h00 haverá também provas para os benjamins A e B (masculinos e femininos), infantis (10h20) e iniciados (10h35), Juvenis e Juniores feninino (10h55), juvenis e Juniores masculinos (11h45) e para seniores e veteranos (11h45 e 12h15).
A prova é organizada pela Câmara de Albufeira, Instituto do Desporto de Portugal e Associação de Atletismo do Algarve.