segunda-feira, 9 de agosto de 2010

FESTA DO PONTAL: PASSOS COELHO GERA EXPECTATIVA ACRESCIDA


AGORA, CHAMA-SE PONTAL MAS A FESTA REALIZA-SE NO CALÇADÃO DE QUARTEIRA

EM 1985, NO PONTAL, EM FARO, A FESTA FOI ASSIM, COM CAVACO SILVA
Terá lugar no próximo dia 14 de Agosto, pelas 20h, no Calçadão de Quarteira, mais uma edição da Festa do Pontal, organizada pelo PSD/Algarve. Este ano, existe um motivo de interesse acrescido: retoma-se a tradição da presença do líder do PSD, cujo discurso marcará de facto a “rentrée” de um ano político que se antevê bastante agitado.
Tudo está a ser preparado e mobilizado para que a estreia de Pedro Passos Coelho no Calçadão de Quarteira seja uma manifestação de esperança e de confiança no seu desempenho de político esclarecido e firme nas suas convicções, na construção de uma alternativa para a salvação de Portugal.
O presidente do PSD/Algarve, Mendes Bota, considera mesmo que: “a Festa do Pontal é a Festa da Unidade do PSD. A verdadeira força do PSD reside na aliança entre a sua intelligentsia e a sua capacidade de mobilização popular. Uma sem a outra não vão a lado nenhum. A rua não é um exclusivo da esquerda. O PSD pode estar fechado entre quatro paredes, com ar coloquial, como quem está a tirar mestrados, e sabe fazer isso bem. Mas também é povo, multidão, agitação, bandeiras no ar e corações em terra, pronto para combates eleitorais que aí vêm.”
A primeira Festa do Pontal decorreu no dia 29 de Agosto de 1976, num pinhal no sítio do mesmo nome, nos arredores de Faro, hoje urbanizado, e onde esteve Francisco Sá Carneiro. A comissão organizadora foi constituída por Leontina de Sousa, Manuel Benjamim, Jorge Pinto e Maria Emília Azeredo. Eram tempos duros, pós-PREC, tempos de resistência e de afirmação política do PPD de então.
Depois disso o PSD já passou pela baixa de Faro. Ficou famosa a disputa com o PS, no mesmo dia, à mesma hora, na mesma cidade: o Pontal e a Pontinha. Hoje o PS desapareceu das lides, e as festas estivais dos outros partidos não têm a dimensão da Festa do PSD.
Em 2006, foi tomada esta opção feliz de vir para o Calçadão de Quarteira, que tem todas as condições infra-estruturais e paisagísticas, e está mais perto das pessoas. E fixou-se no dia 14 de Agosto, véspera de feriado.
Pela Festa do Pontal já passaram líderes do PSD como Francisco Sá Carneiro, Pinto Balsemão, Cavaco Silva, Fernando Nogueira, Marcelo Rebelo de Sousa, Luis Filipe Menezes ou Marques Mendes.
Mudou o espaço, para melhor, mas o espírito é o mesmo. Convívio entre militantes, dirigentes, apoiantes e simpatizantes de todas as partes de Portugal, incluindo muitos emigrantes, e que se encontram a passar férias no Algarve, que é o destino turístico estival por excelência. Depois, faz-se política, através de várias intervenções que culminarão com Mendes Bota (em defesa do Algarve) e Pedro Passos Coelho (a falar para o País).
Um evento que conta, à cabeça, além da presença do Presidente do Partido, e também do Secretário Geral (Miguel Relvas), está desde logo garantido ao mais alto nível. Mas este ano aguarda-se a presença de muita gente com significado no PSD e no País. E o PSD/Algarve não se esqueceu de convidar aquelas personalidades que no passado disseram sempre presente, independentemente do lugar que actualmente desempenham.
A organização espera mais de 3.000 comensais sentados à mesa para o jantar. Mas a estes, juntam-se muitos mais que vêm para ouvir as intervenções políticas.